Cientistas descobrem 'planeta-bebê' de 2 milhões de anos

Cientistas descobrem 'planeta-bebê' de 2 milhões de anos

Cientistas descobrem 'planeta-bebê' de 2 milhões de anos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um grupo de 14 cientistas, incluindo uma astrofísica brasileira, encontrou na constelação de Touro o planeta V830 Tau B, de 2 milhões de anos. Trata-se do corpo celeste mais jovem descoberto pela ciência até hoje. O artigo que detalha a pesquisa foi publicado pela revista Nature.

"É um passo importante para gente entender como 'nascem' os planetas", disse a pesquisadora Silvia Alencar, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em entrevista ao G1.

O planeta é localizado há 430 anos-luz da Terra e tem quase a mesma massa que Júpiter - cujo raio é onze vezes superior ao da Terra. O "recém-nascido" gira em torno da estrela V830 Tauri.

No total, a pesquisa durou cerca de um mês. Uma das principais dificuldades do estudo foi mapear o entorno da estrela V830 Tauri, considerada muito ativa. "O desafio técnico de observar o entorno de estrelas jovens é porque a característica de jovens planetas atrapalha as medidas. É necessária uma precisão muita grande para achar planetas", explicou Silvia.

A descoberta do V830 Tau B comprova a hipótese de que os planetas podem se aproximar de seu sol se deslocando pela nuvem de gás e poeira que fica ao redor de estrelas em sua origem. O "planeta-bebê" evidencia que isso ocorre desde o início da "vida" dos corpos celestes.

Agora, grupo de pesquisadores que trabalham com Silvia - de países como Alemanha, França, Grã-Bretanha, Canadá, Taiwan e Estados Unidos - espera encontrar outros planetas semelhantes para desvendar as origens do universo.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS