Sem qualquer fiscalização por parte da SEMED o contrato foi renovado e pago em dia mesmo com dois ônibus da empresa presos no pátio da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e centenas de alunos sem acesso à sala de aula. Os veículos foram apreendidos por não p
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A SEMED (Secretaria Municipal de Educação) vem sendo alvo de seguidas denuncias envolvendo os contratos de transporte escolar nas áreas rurais e urbanas da cidade de Porto Velho.
Na última semana uma denuncia constatou que alunos da rede pública na capital estavam perdendo o ano letivo devido ao fato da empresa responsável pelo contrato de prestação do serviço não possuir frota em condições mínimas de trafegabilidade.
Veja mais:
SUCATÃO - Empresa não cumpre contrato e alunos da capital podem perder o ano letivo
Sem qualquer fiscalização por parte da SEMED o contrato foi renovado e pago em dia mesmo com dois ônibus da empresa presos no pátio da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e centenas de alunos sem acesso à sala de aula. Os veículos foram apreendidos por não possuírem requisitos básicos de segurança para trafegarem na estrada.
Ao que tudo indica a titular da SEMED, Francisca das Chagas Holanda Xavier, foi omissa com a situação criminosa ou, na melhor das hipóteses, completamente displicente no caso ajudando para que a situação chegasse ao ponto de colocar os estudantes em risco.
Infelizmente, os problemas envolvendo o transporte escolar na capital não terminam com esse caso. De acordo com fontes ligadas às empresas de transporte escolar, a secretaria de educação vem sendo pressionada por não cumprir com os prazos de pagamentos estipulados em contrato.
Com o repasse do dinheiro atrasado os proprietários dos ônibus prometeram paralisar todo o transporte escolar em Porto Velho, por terra e água. Caso isso venha a acontecer o prejuízo à estudantes e profissionais da educação será enorme.
A equipe de jornalismo do Rondoniaovivo tentou entrar em contato com a secretária Francisca das Chagas, porém ela não estava na secretaria e os contatos efetuados por chamadas telefônicas não obtiveram sucesso.
Agora resta saber se a secretaria de educação vai esperar que o transporte escolar paralise ou resolva a situação de uma vez. A melhoria da qualidade educacional do munícipio foi uma das plataformas de campanha do atual prefeito Mauro Nazif (PSB).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!