VI Encontro de Direito Médico de Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Evento contribui para a formação dos futuros médicos, afirma presidente do Cremero
A programação do VI Encontro de Direito Médico de Rondônia, que acontece dia 6 de maio, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia, em Porto Velho, conta com várias palestrantes, dentre eles, o presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), Cleiton Bach, que vai abordar o tema “Os direitos do médico sob a ótica do Código de Ética”.
Cleiton Bach lembra que o evento, realizado há vários anos pelo escritório Cândido & Henrique Advogados Associados, chega à sexta edição com padrão cada vez mais elevado. “Nossa participação tem o objetivo de trazer informações pertinentes e conhecimentos de interesse à área médica e à jurídica. Estes encontros são importantes, porque possibilitam que arestas sejam aparadas, principalmente para que os profissionais do Direito entendam como é o funcionamento dos dois lados”, disse.
O Encontro visa mostrar para o pessoal do direito como funciona a medicina. “Não é tão simples, não é uma ciência exata, somos sujeitos a inúmeras intercorrências que podem acontecer. A única obrigação do médico é oferecer o melhor de sua dedicação.
Indagado se esses cuidados também valem para os estudantes de medicina, o presidente do Cremero afirmou que os acadêmicos têm deveres praticamente iguais aos do médico. “Nesse sentido, o evento contribui para a formação destes futuros profissionais. Eles entram na carreira sabendo dos riscos que correm caso realizem algum procedimento não preconizado em lei. É fundamental que o médico esteja consciente e trabalhe sempre se resguardando, pois o Direito Médico envolve um acusado, o médico, o acusador ou julgador, que sempre será da área do Direito”, falou.
Militando na área médica há alguns anos em Rondônia, Bach ressalta que o encontro também está contribuindo para o relacionamento médico/paciente, principalmente com a judicialização da saúde, em seu ponto de vista, irreversível. Também afirmou que os médicos precisam estar preparados para entender que o paciente tem o direito de procurar o que acha correto.
“Muitas das vezes um advogado, juiz, promotor, e até o próprio acusador, que é o paciente, não têm obrigação de conhecer medicina para procurar o que entende por direito. Sabemos que, por vezes, os pacientes têm razão em suas abordagens”, comentou o presidente.
Cleito Bach vai abordar o tema “Os direitos do médico sob a ótica do Código de Ética”, e pretende apresentar estudo de casos polêmicos para o debate, mostrando como funciona o exercício da medicina.
Organizado pelo escritório Cândido & Henrique Advogados Associados, o VI Encontro de Direito Médico de Rondônia tem como público alvo médicos, advogados, estudantes de medicina, de direito e público em geral. O evento conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Rondônia, e o patrocínio do Centro Materno-Infantil Regina Pacis; Unimed/Rondônia; Faculdade São Lucas e Hospital do Coração de Rondônia – Prontocords, .
Inscrição (gratuita) e informações: www.direitomedicorondonia.com e facebook.com/encontrodireitomedico.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!