UPA irá desafogar atendimentos no Hospital Municipal
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, que encontra-se em fase de construção, irá desafogar os atendimentos realizados no Hospital Municipal de Ariquemes. Nesta semana o prefeito municipal esteve vistoriando as obras da unidade, que já se encontra em estágio avançado e deve ser concluída ainda neste ano.
O projeto da UPA de Ariquemes é do Porte II, conforme o portaria do Ministério da Saúde (MS), que segundo o programa possui leitos de observação e uma capacidade de atender até 300 pacientes por dia, ao primeiro nível de assistência de média complexidade, em urgência e emergência.
A unidade está sendo edificada na Avenida Tancredo Neves na mesma quadra em que se encontra o Hospital Municipal, e possui suporte financeiro do Ministério da Saúde com contra partida da Prefeitura de Ariquemes.
O objetivo da implantação das UPA's, segundo o Ministério da Saúde, é funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e poder resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!