Laboratório de Patologia completa um mês com economia em internações

Laboratório de Patologia completa um mês com economia em internações

Laboratório de Patologia completa um mês com economia em internações

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No primeiro mês de funcionamento, o Laboratório Estadual de Patologia e Análises Clínicas (Lepac) recebeu em média 250 pessoas por dia, todas elas procedentes de outros atendimentos feitos até o dia 19 de fevereiro na Assistência Médica Intensiva [UTI 24 horas], no Hospital de Base Ary Pinheiro e no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron).

“Nem todos migraram, mas esse ritmo tende a melhorar em abril”, prevê o diretor do Lepac, farmacêutico bioquímico Paulo Giroldi.O laboratório funciona ao lado do Hospital de Base Ary Pinheiro, na Avenida Jorge Teixeira, anexo à Policlínica Oswaldo Cruz. Tem capacidade para fazer 2 mil exames por hora.Segundo o diretor, na região Norte brasileira os equipamentos do Lepac “são únicos”, não existindo similares nas redes de saúde pública e privada.Assistência técnica permanente da empresa Real Diagnóstica [representante do Laboratório Roche] garante a eficácia dos serviços. “Tudo novo, as máquinas passam por ajustes; o que tem de melhor na Europa e nos Estados Unidos está aqui”,  comentou Giroldi.

O Hospital Pronto-Socorro João Paulo II ainda concentra 90% de urgências e emergências [há récordes diários de acidentados], por isso, o primeiro exame [primeira enzima] deve ser feito ali. A partir desta sexta-feira [1º de abril], o atendimento até então oferecido pela Policlínica Oswaldo Cruz também será feito pela equipe do Lepac.Já os pacientes de hemodiálise em Ariquemes [a 200 quilômetros da Capital] não necessitam viajar. Eles podem fazer a coleta lá mesmo, no Centro de Diálise que atende a região do Jamari, cujos pacientes precisavam viajar até três vezes por semana até 2014.A equipe é formada por 20 biomédicos e bioquímicos e 20 técnicos em laboratório com jornada de trabalho de 24 horas, em revezamento. As colheitas começam diariamente às 7h.

RAPIDEZ

Urgências e emergências de unidade de terapia intensiva (UTI) são atendidas no máximo em duas horas, e com isso economizam internações. “Se a pessoa está bem, nada justifica que ocupe leitos”, diz o médico.O laboratório entrega resultados dos demais exames em quatro horas, e imediatamente eles entram no sistema de dados. Ou seja: prontuários ficam disponíveis para médicos das unidades hospitalares que os solicitaraO Lepac conta inicialmente com uma equipe de 20 analistas clínicos e mais 20 técnicos. “Uma grande parte da equipe já foi treinada, e tem uma pequena parte que iremos treinar na semana que vem”, afirma Paulo Giroldi.

O QUE FAZ
 
Entre os principais exames, destacam-se: alérginos [para pacientes com alergias diversas], diagnóstico e monitoramento de diabetes, drogas de abuso e drogas terapêuticas [para pacientes psiquiátricos], enzimas cardíacas [para suspeita de infarto], hormônios tiroidianos e hormônios fertilizantes, hemograma, bioquímico e marcadores tumorais [com monitoramento do paciente].Dos 147 tipos diferentes de exames, 69 eram terceirizados e precisavam ser feitos fora do estado.Às terças-feiras e quintas-feiras, o imunossupressor é procurado por transplantados. Quinze pessoas por semana, em média, nesse primeiro mês.Três médicos alergologistas atendem pacientes de doenças que se desenvolvem em qualquer idade.O fator hereditário influi muito: se um indivíduo tem algum tipo de doença alérgica, seu filho terá um risco de 48% de desenvolver alergia, subindo para 70% caso os dois pais sejam alérgicos.O organismo de um indivíduo com doença alérgica identifica como perigosas algumas substâncias, chamadas de alérgenos, que não oferecem risco para a maioria das pessoas e desencadeiam reações alérgicas a partir do sistema imunológico.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS