Peritos criminais comemoram autonomia com sanção da lei pelo governador

Peritos criminais comemoram autonomia com sanção da lei pelo governador

Peritos criminais comemoram autonomia com sanção da lei pelo governador

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Peritos criminais de Rondônia comemoraram nesta terça-feira (1) a sanção da lei estadual que estabelece a autonomia orçamentária, administrativa e financeira da categoria. Os profissionais recepcionaram o governador Confúcio Moura na sede da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia (Funatec), em Porto Velho, com um café da manhã de agradecimento pelo apoio.

A autonomia dos peritos tornou-se possível com a criação da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec). Até agora, os profissionais eram subordinados à Polícia Civil.

O projeto que cria a Politec foi aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador. O deputado estadual Léo Moraes foi o articulador da tramitação entre os parlamentares e também foi homenageado pelos peritos.

Confúcio Moura atribuiu os créditos da vitória dos peritos criminais aos próprios profissionais. “Vocês trabalharam muito bem. São merecedores desta vitória. O que fiz foi consolidar as conquistas com a parte que me compete”, disse.

O governador acrescentou que a independência da Polícia Científica vai proporcionar avanços que resultarão na produção de provas que facilitarão a aplicação da justiça.

Para o secretário da Segurança, Defesa e Cidadania Antônio Carlos dos Reis, os avanços proporcionados pelo governo estadual são claros e as perspectivas são maiores ainda. “Virão mais equipamentos e estruturas melhores para tornar a segurança pública ainda mais eficaz”, anunciou.

O deputado Léo Moraes, convidado para o evento, disse que o empenho do governador em tornar a Polícia Técnica ainda mais qualificada é merecedora de elogios. “Confúcio Moura prometeu e honrou o compromisso da independência da perícia criminal”, destacou.

Rondônia é o 20º estado a promover a desvinculação da perícia crimina, segundo presidente do Sinpec, Edilson Almeida Souza. “É um sonho que se realiza. É, também, um desafio que se abre à nossa frente e que teremos que encarar”, afirmou, referindo-se ao trabalho que passa a ser desenvolvido a partir da independência obtida.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS