A conferência será realizada nos dias 14 e 15 de julho, no auditório da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - Faema.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A 5ª Conferência Municipal de Saúde de Ariquemes, coordenada e executada pelo Conselho Municipal de Saúde, discutirá sobre a "Participação e Controle Social". A conferência será realizada nos dias 14 e 15 de julho, no auditório da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - Faema.
Participação e controle social na saúde significam a corresponsabilidade entre Estado e sociedade civil na formulação, na execução, no monitoramento, no controle e na avaliação das políticas e programas de saúde, conforme estabelece a Lei n.º 8.142/1990.
Existem atualmente 5.597 conselhos municipais, estaduais e distrital de saúde, compostos por trabalhadores da saúde, usuários, gestores e prestadores de serviço. Entretanto, a conjuntura requer o resgate desses espaços como instrumentos vivos de gestão participativa capazes de cumprir com suas atribuições legais e políticas, fortalecendo sua autonomia deliberativa, estrutura e representação perante o Estado e a sociedade.
As conferências de saúde são espaços importantes de avaliação, formulação e proposição no campo da política de saúde. No entanto, para que se tornem ainda mais representativas, é importante que incluam novos atores sociais, ainda que não estejam organizados formalmente.
É necessário também que a aprovação de diretrizes e propostas nesses espaços de participação sejam amplamente divulgadas para que se transformem em agenda de toda a sociedade em defesa do SUS.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!