Bandas Cidade Negra e Versalle fecharão “Semana Nós Ambiente”
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
“Nenhuma política pública na área do meio ambiente terá a eficácia esperada se a população não mudar os seus hábitos na relação que tem com o
Ele afirmou ainda que essa mudança de atitude só será possível a longo prazo, mas precisa ser trabalhada desde agora com a intensificação das ações de educação ambiental que envolvam a população, a fim de que cada pessoa reconheça sua responsabilidade com o assunto e passe a desempenhar o seu papel nesse processo.
Visando não só esse, mas também outros objetivos, como a ampliação da agenda ambiental do município, o secretário adiantou que a Sema teve que reformular toda a concepção que existia da Semana do Meio Ambiente, que antes era apenas mais um evento, para que a ação possa trazer à tona discussões que possibilitem propostas concretas para serem executadas. “Em dois mil e treze lançamos essa proposta e conseguimos elaborar uma agenda mínima com o resultado da primeira Semana Nós Ambiente. No ano seguinte, essas propostas foram apresentadas e começamos a trabalhar nelas. Neste ano, na terceira Sena, apresentaremos pelo menos três minutas de projetos de políticas públicas para serem implantadas no município”, explicou o secretário.
Programação
Com o tema “Como Construir uma Cidade Sustentável”, a 3ª Sena foi aberta em uma solenidade no auditório da Faculdade São Lucas com a participação de representantes do Ibama, Instituto Chico Mendes, Instituto Florestal Brasileiro, Sedam e das comunidades tradicionais ribeirinhas e indígenas. Até sexta, vários assuntos ambientais serão debatidos, assim como também a ministração de palestras.
Nesta segunda, pela manhã, na abertura dos seminários temáticos relacionados ao tema do evento, foi ministrada a palestra “Porto Velho no contexto amazônico”, proferida pelo professor Ricardo Gilson, do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia (Unir). À tarde, será apresentado a minuta do Projeto de Lei de Educação Ambiental e em seguida, acontece uma Audiência Pública sobre a proposta.
Na terça, 09, pela manhã, o tema principal a ser debatido é “Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais em Porto Velho”, que se desdobrará nas discussões sobre o cenário do potencial de Redução de Emissões Provenientes de Desmatamento e Degradação Ambiental (Redd +), que ficará a cargo do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam).
No período da tarde a temática volta a ser debatida com uma abordagem da metodologia do inventário das emissões de gases de efeito estufa em Porto velho. Na sequência acontece uma Audiência Públicas sobre a proposta da Lei da Política de Mudança Climática e Serviços Ambientais de Porto Velho. A programação do dia encerra com a apresentação do projeto de Biomonitoramento da Fauna.
No dia 10, quinta-feira, pela manhã, serão três palestras dentro do tema Política Municipal de Povos e Comunidades Tradicionais (PMPCT): “Mineração em Terras Indígenas”, com o procurador da República, Reginaldo Andrade, profere a palestra, do Ministério Público Federal (MPF), sobre; “Povos Indígenas”, com Diogo Cinta Larga e Sérgio Cruz, da ONG Kanidé; e sobre “Comunidades Tradicionais”.
À tarde, os professores Pedro Abid, Renato Caetano e Daniela Faria, da Aascam, apresentarão o diagnóstico da Política Municipal de Povos e Comunidades Tradicionais, para ser discutido nos grupos de trabalho que serão formados em seguida. Na sequência será realizada uma plenária com a apresentação dos resultados dos grupos de estudos.
A quinta-feira, 11, está reservada para a realização da oficina para a elaboração e implantação da coleta seletiva em Porto Velho. A oficina acontecerá no horário das 8h às 17h. A quinta-feira também marcará o encerramento do ciclo de seminários com a escolha dos ganhadores do Prêmio Nós Ambiente.
Versalle e Cidade Negra
Na sexta-feira, no encerramento da programação da 3ª Semana Nós Ambiente, pela manhã haverá o plantio participativo em Área de Preservação Ambiental (APP) com a participação de alunos. O plantio será na APP localizada entre as avenidas Calama e Abunã, ao lado da Confraria das Artes. À tarde, a partir das 17h, iniciam os shows musicais com as bandas locais (Comunidade Manoa, F2, Dub da Lata e Quilomblocada. As atrações principais da noite serão as bandas Versalle, que representa Rondônia no programa Super Star, da Rede Globo, e Cidade Negra.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!