Construção da usina Tabajara será debatida em audiência
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Procurado pela população de Machadinho d'Oeste, dos municípios vizinhos e de Rondônia, o deputado estadual Ezequiel Júnior (PSDC) apresentou na última sessão ordinária, 02/06 a proposição da realização de uma audiência pública entre a Assembleia Legislativa, a população, os Senadores da República, técnicos do Ministério de Minas, Ministério de Meio Ambiente, Eletronorte, Eletrobras, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a empresa responsável pela obra (Queiroz Galvão). Após aprovada a posposição o deputado Ezequiel Júnior agradeceu aos parlamentares por entenderem que essa é uma maneira mais viável de respeitar o meio ambiente, ouvir a população e garantir que a obra levará benefícios a Machadinho d'Oeste, aos municípios vizinho e ao estado.
Impactos:
O parlamentar enfatizou que os exemplos dos impactos proporcionados pelas usinas de Santo Antônio e Jirau a Porto Velho precisam ser levados em conta e carecem de reflexão sobre a construção da usina projetada para o município de Machadinho do Oeste. Deste modo, o assunto ganha relevância e é de interesse da população. Por isso, explicou, a audiência pública, vai servir para esclarecer as dúvidas existentes sobre a construção do empreendimento. Para ele, a preparação de mão de obra local se faz necessário para aproveitamento dos trabalhadores da região. Informou aos demais parlamentares que um projeto nesse sentido está sendo preparado por sua assessoria. “Precisamos dar condições para o Senac e Senai preparar as pessoas para serem aproveitadas na obra, propiciando a geração de emprego e renda na região”, completou.
Na semana passada o deputado Ezequiel Júnior esteve em Brasília, oportunidade em que visitou os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Ivo Cassol (PP-RO). O deputado foi recebido pelos senadores que asseguraram suas participações na audiência pública em Machadinho no próximo dia 26 de junho. A audiência tem por objetivo ouvir os moradores de Machadinho d'Oeste, dos municípios vizinhos e do estado de Rondônia, de acordo com o deputado essa é a oportunidade em que a população poderá expor suas opiniões sobre a construção dessa usina.
Os Senadores da República, Varldir Raupp e Ivo Cassol, demonstraram interesses em estar presente na audiência, ao serem comunicados pelo deputado Ezequiel após a sessão que aprovou a proposição da audiência pública. “O senador Valdir Raupp já adiantou que convidará técnicos do Ministério de Minas e Energia, ANEEL, Ministério de Meio Ambiente, Eletronorte e da empresa Queirós Galvão. Recomendou que eu coordene a audiência pública em nível de estado”. Lembrou o deputado sobre a presença do senador Raupp.
Ezequiel reforçou sobre a presença do Senador Ivo Cassol. “O Senador Ivo Cassol disse que estará presente na audiência pública, disse ainda que, a população precisa ser ouvida antes da construção da usina, pois depois não há mais o que fazer, por esse motivo se colocou à disposição de toda a população de Machadinho e região, em participar dessa audiência, para ouvirmos primeiramente a população, sobre os impactos ambientais que, essa usina possivelmente causará em toda a região de Machadinho d'Oeste e para Rondônia”. Pontuou o deputado.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!