Bombeiros realizam parto de emergência dentro de ambulância

Bombeiros realizam parto de emergência dentro de ambulância

Bombeiros realizam parto de emergência dentro de ambulância

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na madrugada deste sábado (28) por volta das 02h27min a Central de Operações do Corpo de Bombeiros (COBOM) recebeu uma ligação de um homem que reside na linha 188, Km 7.5, lado Norte, solicitando ajuda para a sua esposa que estava gravida de 09 meses e prestes a ganhar neném.

De imediato o COBOM destinou a guarnição composta pelo cabo Freitas e soldado De Almeida na Unidade de Resgate (UR 058) para o local, mas ao adentrarem na vicinal os militares tiveram muita dificuldade para chegar até a propriedade devido às péssimas condições de trafegabilidade.

Quando os bombeiros estavam próximos de chegar ao local da ocorrência, avistaram um homem em frente à porteira do sitio sinalizando a entrada do imóvel. Os militares adentraram a residência da gestante e a colocaram na UR 58, ao realizarem a avaliação inicial, perceberam que a bolsa que contem o líquido amniótico já havia estourado e que as contrações estavam sendo em breve espaço de tempo.

Os militares do Corpo de Bombeiros procuraram se deslocar o mais rápido possível até a unidade hospitalar para que a gestante pudesse gerar seu filho em um local mais seguro. Todavia, não foi possível, devido às péssimas condições da via. A viatura dos bombeiros acabou atolando quando os militares desviaram de uma enorme valeta que tomava conta de praticamente toda a estrada.

Neste momento o cabo Freitas fez contato com a Central de Operações do Corpo de Bombeiros (COBOM) solicitando apoio de outra viatura pra tentar desatolar a Unidade de Resgate, enquanto a outra viatura se deslocava os bombeiros realizaram o parto ali mesmo, dentro da UR, cercados pela lama e a escuridão, e as 03h00min a pequena Akemele veio ao mundo, respirando pela primeira vez e logo em seguida foi entregue aos braços de seu pai que estava muito emocionado.

Após ser feito os procedimentos pós-parto os bombeiros estavam preocupados com a mãe da criança que se queixava de dores, haja vista que a placenta ainda não tinha saído totalmente, e caso ocorresse alguma complicação eles não tinham materiais adequados para intervir. Neste momento o Sargento Mendes acabava de chegar in loco com a viatura AC 05 (L200 - Auto Comando) no intuito de desatolar a UR.

Várias tentativas foram feitas, mas não estava surgindo efeito, momento este em que o Soldado De Almeida passou uma mensagem via rádio para a Central de Operações da Policia Militar (COPOM) solicitando aos coirmãos de farda que entrassem em contato com o Hospital Municipal para que estes providenciassem uma ambulância para realizar o transporte da mãe e da recém-nascida até a unidade hospitalar, de pronto os policiais militares se prontificaram em prestar o apoio aos militares do Corpo de Bombeiros.

Mas graças a nosso bom Deus, e depois de muita luta, os bombeiros conseguiram desatolar a viatura e seguiram em deslocamento até o Hospital de Pronto Socorro. Os bombeiros passaram uma nova mensagem via rádio aos policiais cancelando o apoio.

 Durante o deslocamento até o hospital municipal, a placenta que estava dentro da gestante veio a sair, os bombeiros conteram a hemorragia e logo em seguida adentraram ao setor de emergência do Hospital Municipal de Rolim de Moura, onde mãe e filha ficaram sob os cuidados da equipe médica.

Segundo o cabo Freitas, os bombeiros estão acostumados a adentrarem nos locais de perigo quando todos estão tentando sair e que batalham muito para salvar uma vida e que nem sempre isso é possível, mas quando se deparam com ocorrências como estas e tudo ocorrem bem, não a dinheiro no mundo que pague o momento como este, de poder presenciar e auxiliar o nascimento de uma criança.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS