Educadores rondonienses discutem o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em Porto Velho

Educadores rondonienses discutem o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em Porto Velho

Educadores rondonienses discutem o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (PNAIC) é uma formação continuada realizada pelo Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Na próxima segunda feira, 30, inicia o Seminário Final Estadual do PNAIC, no Teatro Guaporé, pertencente à Fundação Palácio das Artes. O evento acontece no período de 30 de março a 1º de abril, com carga horária de 24 horas, e a participação subcoordenadores e orientadores de estudos do PNAIC – da rede estadual e municipal de Rondônia.

O PNAIC é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores. A instituição superior formadora é a Universidade Federal de Rondônia – Unir.

A professora Angélica Ayres, gerente de Educação da Seduc, afirmou que o PNAIC atende a 14 Coordenadorias de Regionais de Educação, 52 municípios, 54 orientadores de estudo, 1.177 professores alfabetizadores e 20.141 estudantes de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

O objetivo do PNAIC é garantir que todos os estudantes da rede pública de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. Outro ponto é a redução da distorção da idade-série na Educação Básica e melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Vamos construir propostas para a definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, além do aperfeiçoamento e da formação dos professores alfabetizadores”, disse Ayres.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS