Hospital realizará cirurgias com parceria do Estado

Além de prestar atenção básica e atender as demandas de baixa complexidade em saúde, o Município de Presidente Médici/RO ofertará cirurgias.

Hospital realizará cirurgias com parceria do Estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Além de prestar atenção básica e atender as demandas de baixa complexidade em saúde, o Município de Presidente Médici/RO ofertará cirurgias. A nova modalidade de serviços deve elevar o nível de assistência com a reestruturação do Centro Cirúrgico, no hospital municipal. O projeto será operado pela Prefeitura em parceria com a administração estadual. O setor mobilizará médicos cirurgiões, técnicos e enfermeiros, com equipamentos e materiais.

A implantação dos serviços deve ser iniciada logo após a finalização das formalidades com governo do Estado. O processo se encontra na fase de discussão e teve avaliação de um corpo técnico da Secretaria de Estado de Saúde – Sesau. Os especialistas já visitaram a unidade em Médici e instruíram sobre os procedimentos necessários, como informa a secretária municipal de saúde, enfermeira Larissa Ramalho.

Conforme o Plano Diretor elaborado pela própria secretária Larissa e a enfermeira Milleny Bambolim, as ampliações com a equiparação do Centro Cirúrgico com aparelhos e recursos humanos contemplarão pacientes que deixarão de ser removidos ou encaminhados a unidades de saúde de Ji-Paraná e Porto Velho. Além da comodidade aos familiares dos atendidos, a Prefeitura fará redução de gastos e promoção do acesso à saúde pública.

Na prática, os médicos realizarão cirurgias com intervenções consideradas de menor risco aos pacientes. Esses profissionais, bem como os equipamentos e os materiais cirúrgicos serão de responsabilidade do Estado. Já a disponibilidade de técnicos, enfermeiros e demais custas ficarão por conta do governo de Médici. Formas de gerência compartilhada para disponibilizar serviços públicos vêm se tornando cada vez mais comum, com incapacidade financeira das prefeituras.

O modelo também foi apresentado ao Poder Legislativo do Município, que além de fazer acompanhamento institucional, reforça as conversações junto ao Estado. Os vereadores pemedebistas Sargento Rubi, Zezinho do Estrela e o presidente da Câmara, Gilmar Moura, além do vereador Jorge do Idaron (PT), providenciaram audiência em novembro de 2014 com o secretário da Sesual, Wilhians Pimentel, para tratar o assunto. Da reunião, também participou a prefeita Lurdinha, que enalteceu o empenho dos parlamentares pela implantação do projeto.

Mais saúde

Quem mora no município de Médici tem acesso a atendimento médico todos os dias da semana. Com a sistematização aplicada pela Semusa, há plantões de médicos 24 horas por dia na Unidade Mista, na cidade. Também na área urbana, a população recebe os serviços nos postos de saúde dos bairros. Na zona rural, em três distritos e vilas, a administração também garante assistência como os de profissionais médicos e odontólogos, por exemplo.

Conforme a prefeita Lurdinha do Sindicato (PT), atualmente sete equipes formadas de médicos, enfermeiros, técnicos, dentistas e outros trabalhadores atuam na zona rural e na cidade, por meio do Programa Saúde da Família – PSF. “Nosso compromisso é com a atenção básica, mas oferecemos consultas em diversas especialidades como, geriatria, pediatria, ginecologia e ortopedia. Além disso ainda realizamos exames como ultrassonografia”, disse a gestora.

A organização do fluxo de pacientes no hospital, com a descentralização do atendimento, deu nova dinâmica aos agendamentos, o que reduz o tempo de espera nas filas de consultas e exames. A constatação é feita pela secretária Larissa, que também prevê o aumento da oferta dos serviços com a recém-inaugurada Unidade Básica de Saúde no Assentamento Chico Mendes, a construção e ampliação de mais cinco estruturas hospitalares entre UBSs e Unidades de Referência de Saúde da Família, com fisioterapia e saúde da mulher.

Envolvimento comunitário

Por meio da Semusa, a Prefeitura faz gestão de saúde envolvendo a comunidade mediciense em campanhas com apelos pela conscientização para evitar proliferação de doenças e o surgimento de novos riscos epidemiológicos. São campanhas voltadas ao combate à Dengue e outras doenças, que englobam voluntários de vários setores ligados à saúde pública. Ao menos 60 agentes de saúde vistam as residências e realizando constantes monitoramentos.

A Prefeitura desenvolve projeto de orientação nas escolas e no trânsito. São palestras e panfletagens sobre acidentes, gravides indesejada e contágio de doenças sexualmente transmissíveis. De acordo com a secretaria, há ainda uma proposta a ser desenvolvida com o Núcleo de Atendimento de Saúde Familiar – Nasf, que visa a utilização de academia para afastar pessoas do risco ocorrente em grupos com hipertensão, diabetes, sedentarismo e obesidade.

“A administração Médici Para Todos tem trabalhado de forma integrada às demais esferas de governo, na construção de políticas que resultem na garantia de mais acesso à saúde pela nossa população”. Desta forma resume a prefeita Lurdinha, que também ressalta: “Nossas ações de governo estão pautadas na responsabilidade de proteger a saúde das pessoas, previr as doenças, os agravos e recuperar os doentes”.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS