Governo assume atendimento de alta complexidade em Cacoal

Governo assume atendimento de alta complexidade em Cacoal

Governo assume atendimento de alta complexidade em  Cacoal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O governo de Rondônia assumirá o Pronto-Socorro Municipal de Cacoal. “Estamos aqui no processo de encaminhamento para assumirmos o pronto-socorro, a urgência, emergência e alta complexidade da cidade de Cacoal e região. Como é um serviço diferenciado, nos reunimos para traçar este novo compromisso que nós temos com a cidade de Cacoal e com o centro do estado de Rondônia”, ressaltou o governador, na terça-feira (11), em Cacoal.

De acordo com Confúcio Moura, de forma definitiva, a partir de março o governo de Rondônia estará trabalhando este novo modelo de saúde na cidade de Cacoal. “Este novo modelo vai melhorar e muito no decorrer deste ano. Estamos no processo inicial e depois de seis meses será visível a melhora no atendimento de alta complexidade aqui no município de Cacoal”,  declarou o governador.

Acompanhando Confúcio Moura, estiveram presentes na reunião, em Cacoal, o secretário de estado da saúde Williames Pimentel e seu adjunto, Luis Maiorquin, o diretor do Hospital Regional de Cacoal, Marco Aurélio Vasques, o secretário regional de governo, Carlos Prado. Em busca do diálogo, além da equipe de governo, Confúcio Moura abriu espaço para ouvir o prefeito de Cacoal, Francesco Vialetto, e o presidente da Associação Assistencial São Daniel Comboni (Assdaco), Claudemir Borghi.

Segundo o secretário Williames Pimentel, durante a reunião foram discutidas as ações que estão sendo tomadas pelo governo. “Viemos discutir, em uma reunião de trabalho prolongada, as ações e os processos para assumirmos o Pronto-Atendimento 24 horas, a Unidade Mista, que acontece agora nos primeiros dias de março. Isso envolve uma série de estrutura, uma série de organização de serviços e tomadas de decisões”.

De acordo com o secretário, foram feitos ajustes  para que o governo possa iniciar o processo em março, cumprindo o pedido do Ministério Público e o acordo homologado pela juíza da comarca de Cacoal.

“As ações são complexas. Estamos tomando todas as medidas e a partir do próximo dia 19, deverá vir de Porto Velho uma equipe de 10 pessoas, que ficará aqui em Cacoal até a transferência final da Unidade Mista para o São Daniel Comboni, onde passará a ficar exercida, definitivamente, o Pronto-Socorro da cidade de Cacoal, sob o comando do governo do Estado”.

A equipe estará sob o comando do secretário adjunto de saúde de Rondônia, Luis Maiorquin. A equipe terá como missão coordenar a sistemática que o governo, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai adotar para o novo Pronto-Socorro de Cacoal.

“Já adotamos a estratégia de retaguarda do Hospital Regional para os hospitais municipais. Nós vamos fortalecer a cirurgia geral, a ortopedia, o trauma e o politrauma e também a neurocirurgia. Isso dentro do pronto-socorro, dentro da estrutura do São Daniel Comboni, que será reorganizada por nós. Essa ação vai funcionar em harmonia com o Hospital Regional e com a prefeitura”, concluiu Pimentel.

HOSPITAL REGIONAL

Em relação às novidades do Hospital Regional de Cacoal, o diretor Marco Aurélio Vasques abordou a abertura da UTI Pediátrica. Atualmente em Rondônia, apenas o hospital Cosme e Damião, em Porto Velho, conta com UTI Pediátrica. Outra novidade é a ampliação do programa de residência médica.

“A saúde estadual está passando por um momento histórico. No mês de março o Hospital Regional de Cacoal abrirá a UTI Pediátrica e com isso passaremos a oferecer mais 10 leitos de UTI, dobrando o número de leitos de UTI Pediátrica no estado de Rondônia. Também iniciamos o projeto de ampliação dos programas de residência médica e de residência profissional em saúde para abrirmos residência em intensivismo, em urgência e emergência para várias profissões da saúde”, destacou Vasques.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS