O evento é promovido para expor e comercializar produtos de artesanatos e roupas produzidas pelos apenados nos projetos de reinserção social desenvolvidos na Casa de Detenção.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Casa de Detenção de Jaru em parceria com o Conselho da Comunidade de Jaru realizam nesta quarta-feira, 22 de outubro, a primeira edição do “Bazar Construindo Liberdade”. Os produtos estarão expostos a comunidade na Rodoviária dos Colonos durante toda a manhã.
O evento é promovido para expor e comercializar produtos de artesanatos e roupas produzidas pelos apenados nos projetos de reinserção social desenvolvidos na Casa de Detenção.
Serão expostos telas artísticas, produtos artesanais, além de roupas e lingeries produzidas por apenados no Ateliê de Costura instalado Unidade Prisional.
“Oportunizar meios para a ressocialização das pessoas privadas de liberdade é um desafio que buscamos vencer a cada dia. Aqui em Jaru buscamos desenvolver ao máximo atividades que estimulem a qualificação profissional dos apenados”, destaca o Diretor da Casa de Detenção, Carlos José.
A renda dos produtos comercializados no bazar será revertida aos próprio reeducandos, que utilizarão o dinheiro arrecadado com a venda do artesanato para comprar mais material de trabalho, objetos de uso pessoal ou, em alguns casos, repassar o dinheiro para suas famílias.
Projetos de Reinserção Social
Atualmente a Casa de Detenção de Jaru desenvolve vários projetos de reinserção social. Unificados no “Projeto Construindo a Liberdade”, os cursos de informática, corte e costura, serigrafia, pintura e educação (aulas no modo CEEJA) são algumas da atividades que são tomadas como exemplo em outras Unidades Prisionais do estado.
Além dos cursos, os apenados também recebem orientações e palestras promovidas pelos Alcoólicos Anônimos (A.A.) e Narcóticos Anônimos (N.A.), e Entidades Religiosas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!