Pelos cálculos da EMDUR, 90% de Porto Velho está totalmente iluminado, o que significa a substituição de 24 mil pontos de luz.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Prefeitura de Porto Velho quer concluir a iluminação de todos os bairros da cidade até novembro deste ano. Os trabalhos realizados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (EMDUR) agora se concentram nos bairros São Francisco e Mariana, ambos no setor Leste da capital rondoniense, onde serão substituídos cerca de 500 pontos de luz. Há poucos dias a EMDUR concluiu a iluminação do bairro Esperança da Comunidade, no mesmo setor. No local foram instaladas 442 lâmpadas. Houve também a substituição de luminárias, suportes e reatores. “Estamos cumprindo a determinação do prefeito Mauro Nazif, que é deixar Porto Velho totalmente iluminada”, comenta o presidente da EMDUR, Gerardo Martins.
Ele afirma que no bairro São Francisco será trocados 232 pontos de luz. No Mariana, 267 lâmpadas vão ser substituídas, totalizando 499. Após o fechamento dos trabalhos nesses bairros, será a vez do Cidade Nova, com 151 pontos; Três Marias, 142; Cascalheira, 153; Castanheira, 315; Cacheira do Teotônio, 112 e o bairro Caladinho. Nesse último, a EMDUR está fazendo levantamento para saber a quantia exata.
Apesar de a prefeitura ter trocado a primeira lâmpada somente em setembro do ano passado, Martins afirma que o ritmo dos trabalhos está dentro do previsto. Ele conta com duas equipes atuando em cada bairro (São Francisco e Mariana), outras duas atendendo solicitações do público (manutenção) pelo 0800 642 6331 e uma nos distritos. “Estamos concluindo a iluminação das comunidades da Ponta do Abunã”, comemora.
Pelos cálculos da EMDUR, 90% de Porto Velho está totalmente iluminado, o que significa a substituição de 24 mil pontos de luz. “É um trabalho muito grande, mas com o empenho de toda nossa equipe e o apoio do prefeito estamos cumprindo a meta com seriedade e transparência”, avalia.
Gerardo Martins recorda que a EMDUR estava completamente sucateada, desacreditada e praticamente fechada. Atualmente conta com sete caminhões equipados para fazer qualquer serviço de iluminação na cidade, além de carros pequenos, utilitários, motos, computadores, impressoras, ferramentas e equipamentos de segurança. Somente em 2013, foram investidos quase R$ 2 milhões em compra de materiais. Em 2014, o investimento subiu para R$ 3 milhões.
Manutenção
Além do trabalho de manutenção do sistema de iluminação pública nos bairros, atendendo solicitação da comunidade, a EMDUR também faz levantamento das demandas e tem equipe que cuida para manter a região central de Porto Velho sempre bem iluminada. Na tarde desta quinta-feira (25), por exemplo, os trabalhadores fizeram reparos na Avenida Presidente Dutra.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!