Diretoria visita monumento de seringueiro, no Acre
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na última semana do mês de julho de 2014, a diretoria do Sindicato dos Soldados da Borracha de Rondônia, viajou em grupo para as cidades de Rio Branco e Xapuri no Estado do Acre, vários espaços públicos que expõe peças artesanais e monumentos retratando a vida de seringueiros e a história dos Ciclos da Borracha foram visitados.
A ideia para a realização de uma viagem ao estado vizinho, surgiu em uma reunião realizada entre a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Porto Velho ( SEMA) e o Sindicato dos Soldados da Borracha ( SINDSBOR), em que estiveram presentes o vice-presidente desta última entidade, George Telles (carioca) e o secretário do Meio Ambiente Edjales Benício, tendo em vista que a prefeitura de Porto Velho junto ao sindicato pretendem construir no espaço do Parque Circuito um Memorial dos soldados da Borracha, uma revitalização do lugar será feita.
Vários locais em Rio Branco foram visitados como: O Parque Natural Chico Mendes, que é um espaço público ao ar livre para caminhada com uma considerável área verde dentro da cidade, que expõe animais silvestres ao mesmo tempo que é apresentada a história de Chico Mendes e monumentos da vida dos seringueiros.
Também foi visitado o Museu da Borracha que de forma singular expõe e retrata a história da borracha no Estado. Já em Xapuri, interior do Acre, foi visitado o Memorial do Seringueiro, aqui particularmente a figura do seringueiro e suas ferramentas como sua vida são mais abordadas.
A visita aos espaços públicos acreanos teve o objetivo de coletar dados e imagens para apresentar à (SEMA) mostrando ao órgão como é constituído os monumentos e museus que contam a história da vida dos seringueiros no Acre. Com isso, a partir de então se pensará a construção do Memorial dos Soldados da Borracha com elementos da própria história dos seringueiros de Rondônia com característica da região.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!