A I Jornada de Prevenção às Drogas ocorreu ontem, quinta-feira, com a realização de palestras e discussões que abordaram a importância do papel da família na prevenção e combate às drogas. O evento foi realizado pelo governo de Rondônia através da Superintendência de Promoção da Paz (Sepaz) em parceria com a Santo Antônio Energia e a faculdade São Lucas.
O secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Victore André Maximiano, abriu o evento revelando que, geralmente, o usuário de crack vive em situação de vulnerabilidade social com baixa escolaridade, sem emprego formal, vínculos familiares rompidos ou inexistentes. Por isso, frisou que a família e a escola são fatores relevantes na proteção às drogas. Um dos destaques foi a palestra do renomado psiquiatra e educador Içami Tiba, autor de mais de 20 livros, entre eles, “Quem ama, educa”, que veio a Porto Velho exclusivamente para o evento. Ele mencionou que também é importante o aprendizado familiar que dá condição aos pais de se tornarem educadores de seus filhos.
Também compareceram o coordenador do Fórum Brasileiro de Gestores de Políticas sobre Drogas, Clóves Benevides, o secretário de Promoção da Paz de Alagoas, Adalberon Sá, entre outras autoridades.