Governo inicia curso sobre saúde bucal para portadores deficiência

Governo inicia curso sobre saúde bucal para portadores deficiência

Governo inicia curso sobre saúde bucal para portadores deficiência

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) iniciou nesta terça-feira, 27, em Porto Velho, a etapa presencial do Curso de Capacitação de Profissionais de Odontologia, vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), para a atenção e cuidados da saúde bucal de pessoas com deficiência. O curso encerra na sexta-feira, 30.
De acordo com a gerente de Programas Estratégicos de Saúde (GPES), Delcy Mazzarelo Cavalcante, a meta é dotar os profissionais de técnicas e de como proceder no atendimento de pessoas portadoras de deficiência. O curso faz parte do programa de humanização do atendimento aos usuários do SUS implantado pelo governador Confúcio Moura.
Na pauta, a apresentação do Plano Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência (Rede Viver Sem Limite). O programa tem como base o compromisso político com a plena cidadania das pessoas com deficiência no Brasil. Oportunidades, direitos, cidadania para todas as pessoas são objetivos aos quais o Plano está dedicado.
Delcy Mazzarelo explica que dados divulgados pelo IBGE, do Censo 2010, apontam que o país possui 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população. Ao lançar esse conjunto de iniciativas, o governo federa busca uma sociedade mais justa e plural para todos os 190 milhões de brasileiros, afinal de contas quando as pessoas com deficiência estão incluídas, toda a sociedade ganha, afirma.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), o Viver sem Limite foi construído com inspiração na força e no exemplo das próprias pessoas com deficiência, que historicamente estiveram condenadas à segregação. Trata-se de um conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: Acesso à Educação; Inclusão social; Atenção à Saúde e Acessibilidade.
Plano Municipal
O Plano Municipal no Atendimento Odontológico de Pessoas com Deficiências também foi apresentado aos participantes. De acordo com Mazzarelo, além de articular as ações da saúde da pessoa com deficiência e da saúde bucal, o evento discutirá a integralidade do atendimento prestado pelo SUS, através da sensibilização dos profissionais de saúde e gestores.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS