Deputado pretende acompanhar denúncias de irregularidade no SEBRAE-RO

Deputado pretende acompanhar denúncias de irregularidade no SEBRAE-RO

Deputado pretende acompanhar denúncias de irregularidade no SEBRAE-RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, a imprensa de Rondônia, no mês de fevereiro, noticiou a intervenção que foi feita pelo SEBRAE Nacional na Superintendência do SEBRAE Regional, SEBRAE Rondônia. E nomeou lá a advogada Mônica Jorge Saliba e os técnicos Newton de Castro e Carlos Berti Niemeyer como interventores.
Muito bem, é sobre este assunto que eu quero tratar aqui, Sr. Presidente, exatamente sobre as graves denúncias de irregularidades que atingem a gestão do SEBRAE, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no nosso Estado de Rondônia.
Aqui eu quero dizer que o nosso grande Líder Guilherme Afif Domingos é Ministro hoje da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República. Então, nós temos aqui uma preocupação redobrada, como rondoniense, pelo fato de o escândalo e os problemas serem do SEBRAE Rondônia, e porque exatamente a Secretaria da Micro e Pequena Empresa está nas mãos do PSD, especificamente o Vice-Governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos.
Mas, voltando aqui, como é sabido, o SEBRAE desenvolve relevantes serviços no auxílio do desenvolvimento das pequenas e microempresas, estimulando o empreendedorismo, principalmente nos Estados, como o nosso, e que precisam dessa ajuda. É por essa razão que as suas ações contribuem diretamente para o fortalecimento da economia brasileira.
No entanto, Sr. Presidente, no final do ano passado, a Superintendência de Rondônia foi alvo de graves denúncia feitas pelo ex-Presidente do Conselho Deliberativo, Sr. Leonardo Heuler Calmon Sobral, que vão desde desvio de função de assessores até dívidas com a Receita Federal, adiantamento irregulares a servidores, assédio moral contra o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual, entre outras irregularidades.
Portanto, logo que assumiu o cargo, o denunciante tomou conhecimento de inúmeras contradições e obscuridades nos relatórios e demais documentos de prestação de contas da instituição: improbidade administrativa, formação de quadrilha e crimes de toda espécie.
As acusações foram enviadas ao Tribunal de Contas da União que decidiu apurar o fato em conjunto com a Controladoria-Geral da União em Rondônia, que apontou, em trabalhos feitos anteriormente, similaridade com as irregularidades apontadas na instrução do TCU.
Como se percebe, os desvios do SEBRAE-RO são recorrentes, mas as punições dos envolvidos esporádicas e caminham ainda a passos de tartaruga.
A situação da instituição é tão complexa que deu origem à Operação Feudo, que resultou na prisão de diretores do SEBRAE, o ex-Superintendente, o ex-Diretor Administrativo, o Vice-Presidente da Federação do Comércio; e o Coordenador de Projetos, todos eles estão afastados de suas funções e respondendo a processos na Justiça.
Estamos, portanto, Sr. Presidente, diante de uma enxurrada infindável de desvios com denúncias pesadíssimas contra dirigentes de um dos órgãos de maior credibilidade no País.
O grave é que o SEBRAE Nacional sabia do assunto, inúmeras comunicações foram feitas ao Presidente Luiz Eduardo Barreto, assim como à advogada a que me referi no início da minha fala, Mônica Jorge Saliba, ela, exatamente ela, foi nomeada interventora no SEBRAE-RO e sabia de tudo isso antes.
Eu tenho chamado essas pessoas para virem conversar aqui, para darem informações à Liderança do meu partido, para darem explicações, mas nenhum deles ainda veio aqui para explicar.
A preocupação é exatamente essa: Se sabiam antes, por que não tomaram providências no sentido de coibir? É um esquema fraudulento que envolve licitações e já consumiu 20% do já pequeno orçamento da instituição láem Rondônia, que é de cerca de 39 milhões de reais.
Portanto, o que quero nesta tarde é lembrar o Marquês de Maricá, quando disse certa vez que a impunidade é segura, quando a cumplicidade é geral.
Há um cheiro de cumplicidade aí, Sr. Presidente, entre o SEBRAE Nacional e o SEBRAE-RO, e é isso que nós queremos apurar.
E acho que nós, da bancada de Rondônia, eu vejo ali o Deputado Amir Lando, ex-Senador, brilhante Senador, por sinal... Eu acho que isso aqui tem que ser compartilhado com a bancada de Rondônia, para que a gente apure essas irregularidades com profundidade.
Então, esse é o assunto que eu quero trazer nesta tarde, repetindo que devemos exigir do SEBRAE nacional um comportamento diferente com relação à bancada e vir aqui mostrar o que, quando, como e por que está fazendo lá em Rondônia.
É o registro, Sr. Presidente.
 
O SR. PRESIDENTE (Luiz Couto) - Muito obrigado, Deputado Moreira Mendes.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS