Sexta-feira- dia 24 de janeiro de 2014, na Cidade de Machadinho do Oeste/RO, o Sindicato Dos Soldados da Borracha e Seringueiros do Estado de Rondônia realizou reunião entre os Seringueiros da Região. A finalidade do encontro foi atender ao chamado de vários Extrativistas que sofrem sem assistência e com seus direitos não atendidos.
As famílias das Reservas Extrativistas discutiram sobre a demora do Governo do Estado em atender as reivindicações e resolver os principais problemas que afetam a categoria, que vão desde a falta de linhas de créditos, aumento da renda local, passando pelo direito a Propriedade, o grave problema das ameaças e as mortes dos Seringueiros devido as invasões da floresta, os planos de utilização, a falta de fiscalização e outros. Segundo os Seringueiros no ano passado foi entregue ao Governo do Estado um documento com várias pautas de reivindicações, e desde a entrega desse documento nada ainda foi atendido, no momento do encontro vários Seringueiros assinaram documentos expedido pelo Sindicato que será entregue em Brasília.
Na oportunidade o Sindicato passou informações dos trabalhos realizados em Brasília como a manifestação ocorrida no Senado Federal na Câmara de Constituição e Justiça (CCJ) no dia 05 de dezembro de 2013, que envolveu a discussão dos Direitos dos Soldados da Borracha – equiparação salarial antiga PEC 556/2002, hoje (PEC-61/2013), que seria votada sem mudança no texto após aprovação na Camara Federal, o que prejudicaria a categoria, com a manifestação realizada pelo Sindicato em Brasília, a votação da matéria foi adiada, e só irá para pauta com outra redação.
Em visita realizada a Sede do Sindicato na Cidade de Porto Velho, no ultimo dia 23 de Janeiro, o Deputado Federal Carlos Magno PP/RO, recebeu do Vice-Presidente do Sindicato George Telles um grande Abaixo Assinado que reivindicava a inclusão da PEC-320/2008 na pauta de votação ainda esse ano, no caso a regulamentação da profissão de Extrativista e a aposentadoria. O Deputado Federal ressaltou que será um grande marco para a Categoria dos Extrativistas, e prometeu a sua dedicação e empenho nessa questão.