Instituto de Pesos e Medidas realiza fiscalização de final de ano

Instituto de Pesos e Medidas realiza fiscalização de final de ano

Instituto de Pesos e Medidas realiza fiscalização de final de ano

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o objetivo de fiscalizar os produtos mais vendidos durante as festas de final de ano, como brinquedos e itens da ceia natalina, apurando irregularidades e notificando os estabelecimentos que comercializam produtos irregulares, é que o Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem/RO) iniciou nesta semana as ações de fiscalização.
De acordo com Osni Ortiz, presidente da instituição, em relação aos produtos verificados, quando os mesmos não possuem o selo de recomendação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), ele é recolhido e o estabelecimento é autuado com base na Lei Federal 9.933/99 que prevê multas de R$ 500 à R$ 5.000.
Luminárias, pisca-pisca, bicicletas, brinquedos e gêneros alimentícios como panetones, frios, frutas cristalizadas, nozes, vinhos e refrigerantes são alguns dos alvos da campanha. Para todos estes produtos, a recomendação é a de que os consumidores e principalmente os pais busquem o selo de recomendação do Inmetro atentando para a área onde há especificações e indicações referentes à idade. “A observação destes itens evita transtornos”, afirma.
Outra preocupação do Ipem, de acordo com Ortiz, é a observação de material elétrico porque existem muitos produtos fora dos padrões técnicos e o presidente ressalva “o selo do Inmetro representa a garantia de que o produto tem uma qualidade melhor, pois passa por uma avaliação”.
Para o vigilante Ivan Quelinton, estas fiscalizações são importantes. “Me sinto mais seguro em comprar os produtos que têm garantia. Principalmente os alimentos, se estão com peso certo, não estão estragados e se pagamos por uma coisa de boa qualidade. Eu sempre procuro verificar se tem selo do Inmetro”, ressalta.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS