TRE-RO inicia planejamento logístico de distribuição das urnas para 2014
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, com o objetivo de definir as rotas para transporte das urnas eletrônicas e mapear os pontos de transmissão dos resultados, fará uma série de visitas técnicas em todos os Cartórios Eleitorais do Estado de Rondônia.
O primeiro Cartório a receber a equipe do TRE-RO foi a 1ª Zona Eleitoral de Guajará-Mirim, que também possui jurisdição sobre o Município de Nova Mamoré. A equipe, composta de servidores do Cartório Eleitoral e do TRE-RO, mapeou 19 rotas de transporte (11 em Guajará e 8 em Nova Mamoré).
Nas áreas rurais, por força das dificuldades de deslocamento (a grande parte é fluvial e há casos de transporte aéreo), em regra, a equipe definiu um local de votação para cada veículo/rota. Já nas áreas urbanas, com o transporte mais facilitado (terrestre), há rotas em que o mesmo veículo atenderá quatro ou cinco locais de votação.
Esta é a primeira oportunidade em que o TRE-RO mapeará, detalhadamente, todas as rotas de transporte e pontos de transmissão dos resultados, os quais podem ser por Satélite, através de rede virtual privada (VPN) ou pela rede local do próprio Cartório.
O trabalho desenvolvido pela equipe não se trata de mero preciosismo, uma vez que o atraso no recolhimento e transmissão dos votos de uma urna, embora possa parecer irrelevante, pode trazer alguns inconvenientes. Um exemplo prático seria o seguinte: Imagine uma urna, que com a logística adequada, poderia ser recolhida e ter seus votos transmitidos duas horas após o fim da votação. Já a mesma urna, com a logística inadequada, seria recolhida e teria seus votos transmitidos 5 horas após o fim da votação. Tal fato implicaria no pagamento de horas extras desnecessárias para servidores de TI, do cartório, de assessores, entre outros. Por esta e muitas outras razões, esse trabalho é fundamental para que o TRE-RO alcance a excelência na prestação de seus serviços.
A previsão é que os trabalhos de mapeamento logístico sejam concluídos em novembro de 2013 e, ao término das atividades, a Justiça Eleitoral de Rondônia definirá, com precisão, a quantidade necessária de veículos para a distribuição e recolhimento das urnas eletrônicas em todos os locais de votação.
Levantamento patrimonial e modernização do parque tecnológico
“As visitas servirão, ainda, para análise in loco das condições da rede local (física e estrutural), para o levantamento das necessidades de maquinário de cada Cartório e, por fim, para o levantamento patrimonial dos equipamentos”, informou o secretário de TI do TRE-RO, Domingos Sávio.
A presidente do TRE-RO, desembargadora Ivanira Feitosa Borges, durante a última reunião de avaliação das eleições com os chefes de cartório, assumiu o compromisso de reequipar os cartórios de Rondônia.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!