PL-4330 tem quatro deputados de Rondônia a favor dos trabalhadores

PL-4330 tem quatro deputados de Rondônia a favor dos trabalhadores

PL-4330 tem quatro deputados de Rondônia a favor dos trabalhadores

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em resposta ao ofício 109/2013 da Central Única dos Trabalhadores (CUT), enviado na semana passada, vários deputados federais de Rondônia já se manifestaram sobre o pedido de rejeição do Projeto de Lei (PL) 4330, de autoria do deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO), que trata da terceirização ampla e irrestrita, atingindo todas as atividades fins da empresa ou instituição pública; além de acabar com a atual responsabilidade solidária do contratante, com a garantia do pagamento de todos os direitos, verbas rescisórias e passivos trabalhistas.
O deputado federal Nilton Capixaba, líder da bancada, informou que "manifesto apoio à rejeição do PL-4330, de interesse dos trabalhadores do Estado de Rondônia"; da mesma forma categórica se manifestaram Padre Ton, Anselmo de Jesus e Marco Rogério, que é membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pelo PDT, em favor dos trabalhadores e assumiram compromisso de rejeitar o PL-4330.
O projeto da terceirização ampla e irrestrita, com o fim da responsabilidade solidária seria votado nesta terça-feira (03) na CCJ em caráter terminativo, quanto é enviado diretamente para o Senado, sem passar pelo Plenário da Câmara dos deputados, mas a sessão foi cancelada após confronto entre sindicalistas da CUT e seguranças, que tentavam impedir que os representantes dos trabalhadores assistissem a votação.
O PL-4330, como é conhecido, é considerado o mais duro golpe contra os direitos e conquistas trabalhistas já tentado nas últimas décadas e tem o potencial de criar no Brasil condições de trabalhos análogas às chinesas, consideradas as mais degradantes do mundo. São duas as principais ameaças aos trabalhadores, sendo a primeira o fato de permitir, a partir da aprovação do projeto, a terceirização de toda e qualquer função numa empresa ou instituição pública acabando, na prática, com todas as conquistas da organização sindical, como convenções e acordos coletivos.
A segunda ameaça é justamente acabar com a solidariedade do contratante em garantir o pagamento de débitos, verbas rescisórias e passivos trabalhistas, atualmente prevista na legislação. Com isso o conjunto de diretos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em vigor desde 1943; além daqueles decorrentes de acordos, convenções, regulamentos internos e regimes jurídicos, não tem qualquer garantia de que seriam pagos, já que as empresas terceirizadas não possuem comércio, banco, industria ou patrimônio para responder pelas dividas trabalhistas. Se o PL-4330 estivesse em vigor os 2.500 vigilantes que serão demitidos em Rondônia até o final de outubro não receberiam suas verbas rescisórias. 
CONTRA
O deputado Moreira Mendes (PSD) foi o único, até agora, que assumiu posição que contrária os interesses dos trabalhadores e se manifestou favorável a uma aprovação rápida do projeto, que ele considera já ter sido suficientemente discutido e que vai "modernizar as leis trabalhistas no Brasil"; além disso o deputado acha justo que o contratante não seja responsável solidário com as dívidas trabalhistas, pois entende que "uma empresa não pode ser responsável pelas dívidas de outra". Fica claro que o deputado Moreira Mendes não demonstra nenhuma preocupação com a segurança e os direitos dos trabalhadores, a exemplo dos vigilantes que estão sendo demitidos em Rondônia. Uma deputada e dois deputados ainda não se manifestaram oficialmente sua posição em relação ao PL-4330.Imagem inline 1
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS