ESBR instala equipamentos de tratamento de água em reassentamento rural

ESBR instala equipamentos de tratamento de água em reassentamento rural

ESBR instala equipamentos de tratamento de água em reassentamento rural

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, para melhorar a qualidade da água de consumo humano, instalou nos lotes do Reassentamento Rural Coletivo (RRC) filtros industriais e dosadores de cloro (cloradores). O objetivo é que, além de toda a infraestrutura já entregue pela ESBR, as famílias tenham disponível água apta para o consumo.

Os filtros funcionam como uma peneira permitindo que a água fique mais clara e evitando a formação de sujeiras que poderiam comprometer a durabilidade de encanamentos e equipamentos como máquina de lavar, chuveiros, entre outros. Já os dosadores de cloro, são acessórios responsáveis pelo tratamento químico da água, que eliminam germes, bactérias, vírus e cheiros desagradáveis.

Em 21 de agosto, os reassentados participaram do treinamento, promovido pela Energia Sustentável, no qual receberam informações sobre a operação e a manutenção adequada do filtro e do dosador de cloro. O treinamento, realizado na sede do Projeto Piloto, foi feito por técnico da empresa responsável pela instalação dos equipamentos. Nesse encontro, os participantes receberam estojo, contendo reagente e escala para o teste da água, além de uma cartilha com orientações, para reforço diário.

O reassentado rural Rufino Nonato de Souza, disse que o treinamento foi o momento oportuno para tirar todas as dúvidas em relação à utilização dos equipamentos. “Para que a água fique bem tratada, o primeiro passo já foi dado, que é ter o filtro e o clorador. Agora, aprendi a mexer com eles direitinho”, explicou. Maria de Fátima da Silva também testou os equipamentos em casa sob as orientações do técnico. Depois do treinamento, disse que vai conseguir operá-los sozinha. “O que mais me deixa satisfeita é ver que a água fica limpinha”, disse a reassentada.

De acordo com a ESBR, a instalação dos equipamentos está em andamento. Nos lotes onde os filtros e dosadores de cloro já estão instalados, a concessionária da Usina Jirau faz monitoramento semanal para assegurar o perfeito funcionamento.

 

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS