ESBR instala equipamentos de tratamento de água em reassentamento rural
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, para melhorar a qualidade da água de consumo humano, instalou nos lotes do Reassentamento Rural Coletivo (RRC) filtros industriais e dosadores de cloro (cloradores). O objetivo é que, além de toda a infraestrutura já entregue pela ESBR, as famílias tenham disponível água apta para o consumo.
Os filtros funcionam como uma peneira permitindo que a água fique mais clara e evitando a formação de sujeiras que poderiam comprometer a durabilidade de encanamentos e equipamentos como máquina de lavar, chuveiros, entre outros. Já os dosadores de cloro, são acessórios responsáveis pelo tratamento químico da água, que eliminam germes, bactérias, vírus e cheiros desagradáveis.
Em 21 de agosto, os reassentados participaram do treinamento, promovido pela Energia Sustentável, no qual receberam informações sobre a operação e a manutenção adequada do filtro e do dosador de cloro. O treinamento, realizado na sede do Projeto Piloto, foi feito por técnico da empresa responsável pela instalação dos equipamentos. Nesse encontro, os participantes receberam estojo, contendo reagente e escala para o teste da água, além de uma cartilha com orientações, para reforço diário.
O reassentado rural Rufino Nonato de Souza, disse que o treinamento foi o momento oportuno para tirar todas as dúvidas em relação à utilização dos equipamentos. “Para que a água fique bem tratada, o primeiro passo já foi dado, que é ter o filtro e o clorador. Agora, aprendi a mexer com eles direitinho”, explicou. Maria de Fátima da Silva também testou os equipamentos em casa sob as orientações do técnico. Depois do treinamento, disse que vai conseguir operá-los sozinha. “O que mais me deixa satisfeita é ver que a água fica limpinha”, disse a reassentada.
De acordo com a ESBR, a instalação dos equipamentos está em andamento. Nos lotes onde os filtros e dosadores de cloro já estão instalados, a concessionária da Usina Jirau faz monitoramento semanal para assegurar o perfeito funcionamento.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!