Sindsbor realiza reunião em Machadinho do Oeste

Sindsbor realiza reunião em Machadinho do Oeste

Sindsbor realiza reunião em Machadinho do Oeste

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acontece neste domingo, em Machadinho do Oeste, reunião entre o Sindicato dos Seringueiros e Soldados da Borracha (Sindsbor) e extrativistas da região para tratar da PEC 320, que regulariza a profissão de seringueiros, o subsídio e a instalação de energia elétrica na reserva de Maracatiara, entre outras. A reunião acontece no Teatro Municipal, a partir das 9 horas.

Segundo o vice-presidente do sindicato, George Teles, o Carioca, a reunião contará com a presença da Associação dos Seringueiros, representantes da área de agricultura, da cooperativa e da representante do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), vereadora Valnéria.

O Sindsbor, na atual gestão, vem lutando constantemente para aprovar, junto ao Congresso Nacional, a PEC 556/2002, que dá nova redação ao Art. 54 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal – concedendo aos seringueiros (Soldados da Borracha) os mesmos direitos concedidos aos ex-combatentes da II Guerra Mundial, ou seja, a aposentadoria e pensão especial. Dessa forma, o vencimento de um Soldado da Borracha passaria dos atuais dois salários mínimos para o mesmo vencimento de um 2º tenente do Exército, algo em torno de R$ 4,5 mil.

“Esta reunião servirá para atualizar a todos os sindicalizados e seus representantes o andamento das ações na Justiça e das PEC no Congresso Nacional”, afirmou Teles, que se diz preocupado com a situação de ex-Soldados da Borracha que se encontram acima dos 80 anos, e enfrentam sérias dificuldades financeiras, estando doentes, muitos acamados e sem condições de pagar remédios e se manter com alimentação e outras despesas. “A situação de alguns é bem complicada, pois estão na cama, precisando usar fraldão, oxigênio, enfim, muito complicado”, disse ele.

Teles convoca a todos os seringueiros e extrativistas da região de Machadinho para esta importante reunião em que será tratada a regularização da profissão (PEC 320), o subsídio da borracha e a negociação direta com o governo, sem a interferência de intermediários, melhorando o faturamento dos produtores e a instalação urgente de energia elétrica para os extrativistas a fim de melhorar a qualidade de vida dos que já vivem isolados pela distância. “Precisamos e vamos pedir atenção especial sobre as reservas extrativistas, e o senador Acir Gurgaz tem sido um grande aliado na causa dos seringueiros e extrativistas do Estado”, informou Teles. (DA REDAÇÃO)

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS