Proprietários de equídeos terão que apresentar exame de mormo para emissão da GTA

Proprietários de equídeos terão que apresentar exame de mormo para emissão da GTA

Proprietários de equídeos terão que apresentar exame de mormo para emissão da GTA

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) identificou um cavalo infectado com mormo no município de Cujubim. Diante da confirmação da doença, a Idaron alerta que a partir desta semana (17) a emissão de Guia de Trânsito de Animais (GTA) para equídeos está condicionada à apresentação de exame negativo para mormo e atestado clínico, emitido por médico veterinário da iniciativa privada. Este foi o primeiro caso identificado no Estado.
Um médico veterinário orientou o proprietário do cavalo a procurar a Idaron depois que tentou tratamento e não houve melhora. O animal apresentava corrimento nasal, úlceras na mucosa nasal e edema de prepúcio, sinais clínicos de mormo. A partir da notificação, a Agência começou todos os procedimentos técnicos e a tomar as medidas iniciais de interdição da propriedade e coleta de material para exames laboratoriais.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) orienta que em caso de suspeita de mormo seja realizada investigação epidemiológica complementar e coletas de material para exames laboratoriais. “Depois do exame clínico e do teste de fixação de complemento é feito o exame confirmatório, o teste da maleína”, explica o médico veterinário Dalmo Bastos Sant’Anna.
O mormo é uma doença respiratória que ataca os equídeos e pode ser transmitida ao homem. O contágio entre os animais ocorre através de contato direto e ingestão de água e alimentos contaminados pela bactéria. No caso do homem, a transmissão ocorre através de contato com o animal doente. “Orientamos aos produtores rurais que caso os equídeos apresentem sinais clínicos de mormo, eles devem evitar o contato direto com os animais”, fala Sant’Anna.
A Agência Idaron se coloca à disposição para mais informações.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS