Convênio com a SESDEC e SEJUS viabiliza CPF gratuito e inserção social para apenados no Estado

Convênio com a SESDEC e SEJUS viabiliza CPF gratuito e inserção social para apenados no Estado

Convênio com a SESDEC e SEJUS viabiliza CPF gratuito e inserção social para apenados no Estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com objetivo de facilitar a inserção social de apenados no Estado de Rondônia, a Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil na Segunda Região Fiscal-SRRF02, a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia-SESDEC, e a Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia-SEJUS, firmaram convênio, ainda em julho do ano passado.
E na última quarta-feira (12), os servidoras de ambas as Secretarias foram treinados pelo representante da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Porto Velho, Paulo Henrique Maciel de Queiroz, para o acesso aos sistemas da Receita Federal do Brasil relacionados com as pequisas do Cadastro da Pessoa Física-CPF
A partir de agora, a SEJUS vai inscrever no CPF, gratuitamente, os apenados educandos, no próprio local de custódia do apenado, sem a necessidade de deslocamentos de viaturas e equipes de agentes penitenciários para acompanhá-los até o local dos órgãos conveniados, como CORREIOS, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Cerca de 6 mil apenados inscritos no programa de inserção social podem ser beneficiados. Sem o CPF eles não podiam se inscrever para a prova do ENEM, ENAD, nem em vestibular, entre outros benefícios.
Por sua vez, a SESDEC vai fornecer, também gratuitamente, a inscrição do CPF ao público em geral quando da expedição da cédula de identidade. O titular da pasta, Marcelo Bessa, avalia o ato como grande benefício social. Ele entende que isso vai evitar fraude, com o cruzamento de informações pelos órgãos estadual e federal, e beneficiar o público, que não terá de pagar pelo documento obtido no órgão. A implantação desse serviço ainda depende de alguns ajustes por parte da SESDEC que estão sendo ultimados.
Já a Delegada da Receita Federal do Brasil disse que “o convênio vai facilitar o dia a dia do cidadão, que não precisará portar mais o comprovante do CPF, cujo número vai constar da carteira de identidade”. 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS