Dados revelam diminuição dos índices de acidentes com vítima fatal
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com base no último anuário estatístico do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) houve um aumento significativo da frota de veículos e mais de 400 mil acidentes de trânsito com vítimas em todo o país.
De acordo com os dados do Núcleo de Estatística da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Rondônia sofreu um decréscimo significativo no número de acidentes de trânsito com vítima fatal. Em fevereiro do ano passado, foram registradas 42 ocorrências, no mesmo período desse ano, o número caiu para 28. “Isso evidencia uma expressiva queda, ou seja, uma variação de 33,3%. Se contabilizarmos as ocorrências na Capital para o mesmo período teremos uma redução ainda maior, pois tivemos 15 ocorrências em fevereiro de 2012 e apenas oito neste ano, uma diminuição de 46,7%”, disse o secretário da Sesdec, Marcelo Bessa.
Bessa ressaltou ainda que esse resultado é fruto do empenho do Governo da Cooperação em investimentos maciços no setor de Segurança Pública. “Melhoramos a frota de viaturas da polícia, investimos em tecnologia e valorização profissional. Vale ressaltar que sem o empenho dos servidores é impossível alcançarmos um bom resultado”.
As condições de tráfego, segundo o secretário, também influenciam. “As condições de trafego nas rodovias federais acrescem consideravelmente os índices de acidentes com vítimas, é necessário que haja um empenho no sentido de viabilizar melhores condições de trafego, seja duplicando trechos críticos, seja sinalizando e feita manutenções das rodovias”, acrescentou Bessa.
A redução destes altos índices depende também da gentileza, educação e tolerância dos milhões de condutores habilitados existentes no Brasil, e também da colaboração dos ciclistas, pedestres, e todos que utilizam as vias urbanas do País.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!