A vereadora Ana Negreiros, do PMDB, vem acompanhando de perto a luta de centenas de famílias, do setor chacareiro de Porto Velho, pela regularização de seus lotes que, segundo eles, foram adquiridos de supostos donos e que hoje, após decisão judicial e identificação do real proprietário, precisam deixar o lugar.
A área fica no setor Leste da capital, nas proximidades dos bairros Socialista e Mariana. As famílias vivem há mais de 12 anos no local, e possuem as mais diversas produções das quais tiram seu sustento. No domingo a vereadora participou de um encontro dos representantes dos produtores, o deputado estadual, Ribamar Araujo o vereador Jurandir Bengala, autoridades do Município e do Estado liderada pelo prefeito Mauro Nazif, ocorrida na Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur).
Dentre as propostas discutidas estão o remanejamento destas famílias pra uma outra área ou uma negociação entre o dono e os moradores com valores acessíveis. “São pessoas, em sua maioria, de poucas posses, que vivem do que plantam e que não tem condições de pagar valores altos. E o que é mais importante dizer é que mesmo humildes estas pessoas querem pagar pelo lote que hoje ocupam. Não podemos deixar estas pessoas numa hora como esta sem apoio. É preciso o envolvimento do poder público, pois estas pessoas tem direito a moradia, é um direito universal”, disse Ana Negreiros.
Ana, que fez questão em acompanhar o desenrolar de todo o processo, disse ainda que acredita numa solução para as partes envolvidas e que legislativo, executivo e judiciário precisam trabalhar em conjunto em prol do povo. “É preciso garantir que a população viva com mais dignidade e para isso é preciso conhecer de perto os problemas enfrentados e buscar soluções. O vereador precisa fazer exatamente o que estamos fazendo neste domingo, trabalhando em conjunto com a prefeitura e o estado, ouvindo os moradores, buscando a resolutividade deste caso e garantir que estas famílias possam continuar ganhando seu pão dignamente e vivendo neste local que é o que desejam. Quero agradecer também ao prefeito Mauro Nazif por estar aqui conosco unindo esforços para ajudar a resolver este problema”, concluiu.