Rondônia está de luto pelo falecimento do pioneiro Walter Bártolo, ocorrido na manhã desta quinta feira dia 22 de novembro de 2012, justamente no dia do aniversário de Ji-Paraná demonstrando a existência de uma forte ligação que o mesmo tinha com o município.
A trajetória de vida de Bártolo é invejável com experiências que fizeram dele um nome para ser lembrado e honrado para sempre em Rondônia por fazer parte da história de nosso estado.
Walter Bártolo foi o primeiro prefeito eleito por voto direto no município de Ji-paraná, assumindo o mandato no dia 22 de novembro de 1977. No ano de 1983 foi deputado estadual constituinte e secretário de estado no governo Jerônimo Santana.
Na cultura dedicou-se como compositor, com destaque para o hino de Ji-paraná que é de sua autoria, além de muitas outras canções que foram gravadas em seu disco “Walter Bártolo – o desconhecido – uma voz da Amazônia cantando para o Brasil”, com letras que narram sua história de vida em nossa região.
Nascido no dia 3 de julho de 1927, Walter é filho da mais antiga moradora do estado de Rondônia, senhora Labibe Bártolo, que veio de Manaus no ano de 1912 com apenas 3 anos de idade. O pioneirismo de sua família deixa claro o amor por nossa terra, onde a dedicação e o labor durante várias décadas marcam um legado que ficará para sempre no registro de histórico da Amazônia.