Reflexão aos advogados de Rondônia - Por José Viana e Marcos Alves

Reflexão aos advogados de Rondônia - Por José Viana e Marcos Alves

Reflexão aos advogados de Rondônia - Por José Viana e Marcos Alves

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Prezados Advogados, Advogadas, Defensores Públicos, Procuradores Federais, Estaduais e Municipais, diante do atual quadro Institucional que assistimos, a sociedade de Rondônia nos convoca a refletirmos nossa função Constitucional enquanto advogados. Como operadores do direito, temos o dever profissional de nos posicionarmos em defesa das prerrogativas e do direito ao contraditório e da ampla defesa de todo e qualquer cidadão, direitos Constitucionais de Primeira Geração, pilares Republicanos conquistados com muito sacrifício por toda Sociedade Brasileira. Como Advogados, temos o dever de refletir e expressar nosso entendimento.
Nossa história, construída pelo sacrifício de brasileiros comprometidos com a solidificação de uma sociedade livre, justa e democrática, nos precede. Nossos patronos, Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho, Rui Barbosa, Sobral Pinto e tantos outros brasileiros que lutaram e marcaram a história Republicana da nossa honrada OAB, precisam ser recordados e aclamados como exemplos a serem seguidos e observados nesse momento de reflexão. Estamos assistindo o desgaste e exposição da nossa Honrada Ordem dos Advogados do Brasil Rondônia, quando, acontecimentos que envolvem alguns poucos colegas, acabam, antecipadamente, refletindo e atingindo a imagem da nossa Instituição (OAB/RO).
Observamos calados, colegas que hoje atuam na direção e condução da Instituição, diante das ordens judiciais, mandados de busca em escritórios de advogados e acontecimentos que circulam na mídia, serem lançados ao escrutínio público antecipado, ferindo consagrados princípios constitucionais já declinados, gerando descredito Institucional, colocando a OAB/RO em posição defensiva diante da Sociedade e das Instituições Púbicas, algo por demais temerário, fatos que nos impele a reflexão. Já se observa, em vários seguimentos da sociedade, o desgaste desnecessário que vem sofrendo nossa OAB/RO, desgaste e exposição que poderiam ter sido evitados, pois em prelúdios antecipados, anunciou-se. Precisamos, nobres colegas, em nossas reflexões, nos perguntarmos: A quem pertence a OAB ? A História da OAB responde, Pertence a toda Sociedade, é Instituição/Instrumento de Defesa Cívica e Republicana de todo cidadão.
Nossa Instituição - Ordem dos Advogados do Brasil Rondônia (OAB/RO), não possui unicamente ou exclusivamente caráter, classista, sindical e fragmentário, muito menos caráter econômico, possui obrigações sociais e legais na defesa das garantias individuais da Sociedade e das garantias das prerrogativas de TODOS seus membros.  
Prezados Colegas, ao refletir, rememorize vosso juramento, reflita sobre vossa honrada função social como profissional da advocacia, observe a dignidade e comprometimento que carregamos sobre os ombros, acunhada e esculpida pelo Múnus Público inerente aos operadores do direito, característica que laureia nossa tão honrada profissão. Nesse momento que somos convocados pela sociedade para votarmos nessa tão esperada e necessária eleição da OAB/RO, precisamos muito refletir, pois o voto é sinônimo de alternância do “poder”, renovação de ideias, razão da nossa Democracia e da nossa Liberdade de Expressão. Caros colegas, devemos refletir e nos posicionar diante do estado de coisas que se apresenta no cenário Institucional.
Seu voto é o reflexo da nossa sociedade, da nossa profissão e do nosso comprometimento com nossa Instituição. Não desperdice seu voto, pois ele poderá ser determinante para a ADVOCACIA no Estado de Rondônia e no Brasil. A História do Brasil guarda relações intimas e estreitas com a História da OAB, pois em todos os momentos a voz da OAB ecoou em favor da Sociedade Brasileira. Mesmo quando limitada por interesses individuais, a Instituição em nível da Federação, possui seu valor histórico amplamente reconhecido por toda Sociedade, pois sempre se posicionou em benefício do Cidadão e da Democracia. Prezados colegas, vote consciente, reflita, pois só nossa classe unida poderá dar prosseguimento aos memoráveis feitos da nossa Honrada, Digna e Republicana Instituição Democrática. Advogados, somos o único instrumento que tem o “poder–dever” de mudar o que deve ser mudado, assim, é hora de reflexão, vote com dignidade e independência, vote em favor da Sociedade e da OAB/RO, pois esse deve ser o compromisso do profissional advogado com a Sociedade e com a Instituição que nos representa.
Um novo tempo nos espera.
José Viana Alves
Marcos Alves
Advogados               
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS