Empresários de Espigão do Oeste [RO] recentemente de encontro em que se discutiu o acesso, pelas micro e pequenas empresas, a crédito para, entre outras ações, se implantarem técnicas de diversificação das atividades. O evento ocorreu na Associação Comercial e Industrial de Espigão, cujo presidente, Juliano Correia, participou.
O encontro fez parte da agenda do Programa Empresa Avançada Sebrae Mais. Outros dois ocorrem nesta quinta-feira [8], com o tema as MPE e o Recurso Humano como fator de diferencial de competitividade, e dia 14, com Técnicas de negociação nas MPE.
Os esclarecimentos sobre o acesso a crédito foram feitos pelo técnico do Sebrae/RO Lucimar Gonçalves e pelos consultores Aroldo de Oliveira e Dinorah Souza – ela do Estado do Acre – a empresários dos setores de material de construção, mecânica, equipamentos eletrônicos, vestuário, móveis, segurança e agropecuária.
A elaboração de projetos para criação, ampliação e modernização da empresa foram pontos abordados por Aroldo, enquanto Dinorah apresentou dados e métodos para a construção de uma negociação mais vantajosa para as empresas junto às instituições financeiras.
O encontro serviu também para troca de experiências entre os facilitadores e os empresários, incluindo as dificuldades nas relações comerciais. “O cliente nosso não tem a cultura de pagar com cartão [de crédito]. Ainda é muito feito usando a famosa notinha”. Ele lembrou também sobre a incidência nos atrasos nas quitações, que criam “situação negativa no fechamento do mês”.
Para o coordenador do encontro Lucimar Gonçalves, do Sebrae, lembrou que a instituição pode, “através de consultorias, ajudar as empresas na busca de soluções de problemas e de soluções par o desenvolvimento das empresas de Espigão do Oeste”. Ele aproveitou para divulgar o próximo encontro, que ocorre nesta quinta-feira.