MPF/RO recomenda que Funai emita registro de nascimento a indígenas

MPF/RO recomenda que Funai emita registro de nascimento a indígenas

MPF/RO recomenda que Funai emita registro de nascimento a indígenas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) recomendou à Fundação Nacional do Índio (Funai) que passe a expedir o Registro Administrativo de Nascimento de Indígenas (Rani) para os índios de Porto Velho e Guajará-Mirim. O Rani é emitido a partir da solicitação do indígena, que se declara membro de uma determinada etnia. Entretanto, vários indígenas relataram ao MPF/RO que a Funai em Guajará-Mirim tem se recusado a expedir o documento de identificação, principalmente para os índios que não residem em aldeias.
Segundo a procuradora da República Walquiria Imamura Picoli, a falta do Rani dificulta ou impede o exercício de alguns direitos pelos indígenas - como o registro civil indicando a etnia, o direito de atendimento pela Secretaria Especial de Saúde Indígena, o acesso a concursos destinados a candidatos indígenas e a ações afirmativas como o vestibular para indígenas.
Para o MPF/RO, a negativa de registro da Funai em Guajará-Mirim contraria leis nacionais e convenções internacionais ratificadas pelo Brasil, como a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho. O órgão cita também o ofício nº 349/2011, da Funai em Brasília, no qual consta que “todo indígena em território nacional deve ser registrado, independentemente do local de moradia ou da idade do solicitante à época em que o registro for solicitado; a Funai não faz distinção entre indígenas que habitam ou não em terra indígena”.
Na recomendação, o MPF/RO também orienta que a Funai não expeça mais o Rani com a expressão “descendente de indígena”. “Estas carteiras não possuem previsão na legislação e promovem discriminação, pois não viabilizam a inserção da etnia nos documentos de identificação civil”, afirma a procuradora.
A Funai tem 15 dias para informar sobre as medidas adotadas em razão da recomendação.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS