Reuniões e eventos marcam visita de comitiva de Jinan a Porto Velho

Reuniões e eventos marcam visita de comitiva de Jinan a Porto Velho

Reuniões e eventos marcam visita de comitiva de Jinan a Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Depois de assistirem a apresentação da Corte da Quadrilha Rádio Farol no Teatro Banzeiros, a comitiva chinesa foi convidada à desfrutar de um jantar regional durante o qual houve troca de presentes entre os visitantes e anfitriões. O presidente do Sistema FIERO, Denis Baú, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho e o secretário chefe da Casa Civil Juscelino do Amaral foram agraciados com artesanato chinês. E em retribuição os chineses foram presenteados com artesanato local. Baú também presenteou os convidados com o livro “A Saga de Uma Jovem Indústria”, obra lançada em  comemoração aos 25 anos do Sistema FIERO em Rondônia.
Em seguida, o líder empresarial disse que Porto Velho está de portas para a realização de negócios entre as duas cidades. “Convidamos os empresários de Jinan para estabelecer parcerias e fazer acordos comerciais, para virem à Rondônia. Entendemos que Jinan, pode ser a porta de acesso, dos nossos empresários, ao mercado chinês, que é o grande parceiro do Brasil atualmente”. Continuou Baú, “Precisamos de culturas e costumes diferentes, para que possamos aprender e avançar como seres humanos e sociedade civil”.
O prefeito Sobrinho lembrou que o Acordo de Cooperação Mútua, assinado entre Porto Velho e Jinan, abriu um conjunto de possibilidades nos setores cultural, educacional e empresarial. “A vinda dos representantes de Jinan demonstra que há um interesse em conhecer as possibilidades e as potencialidades do nosso município, criando a perspectiva de estreitarmos os laços entre Rondônia e China”.
Durante a solenidade, a Reitora da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, entregou uma carta a diretora de Finanças de Jinan, Luo Rong, convidando os estudantes e a população da cidade, para conhecer a Universidade e seus projetos.
Na sexta-feira, 20, os representantes de Jinan estiveram na Federação das Indústrias para assistiram uma palestra sobre as potencialidades de Rondônia. O presidente Denis Baú falou sobre o agronegócio, os produtos que o estado produz e a perspectiva de crescimento da exportação. Os chineses ficaram muito interessados na parceria comercial entre as duas cidades.
O diretor do Comitê de Jinan, disse que é possível trazer indústria de grande porte para Porto Velho. “Antes, porém, é preciso que haja investimentos em logística. Queremos colaborar com nossa cidade irmã, mas precisamos de condições favoráveis para isso. Mas enquanto isso traremos indústrias de pequeno e médio porte, para industrializar a matéria prima produzida aqui, agregando valor ao produto e gerando emprego e renda”.
Ainda pela manhã, a comitiva chinesa, juntamente com representantes da FIERO e da prefeitura municipal de Porto Velho, estiveram em visita a Usina Hidrelétrica Santo Antônio. Durante o percurso, o Relações Públicas da Construtora Norberto Odebrecht acompanhou a comitiva, explicando como a usina foi projetada, de que forma se dá o seu funcionamento e sobre sua finalização.
Baú agradeceu a comitiva pela visita a Porto Velho e ao Sistema FIERO. “Quero reforçar a nossa disposição de cada vez mais caminharmos juntos e que a Federação das Indústrias, seja a representante de Jinan aqui no Estado”.
A visita terminou com um almoço à base de mandioca e picanha e que foi muito elogiado pelos chineses. Ficou acertado que haverá outras visitas entre as duas cidades, para concretizarem a instalação de indústrias em Rondônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS