O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Nova Brasilândia do Oeste, obteve liminar em ação cautelar preparatória que afastou temporariamente dos cargos públicos os Secretários Municipais de Fazenda, Educação, Chefe de Gabinete e um servidor da Secretaria de Fazenda, todos da Prefeitura de Novo Horizonte do Oeste. Além disso, foram realizadas buscas e apreensões na sede da Prefeitura, da autoescola Carvalho e do autoposto Novo Horizonte.
A ação foi ajuizada pelo Promotor de Justiça Victor Ramalho Monfredinho após inúmeras denúncias da população de Novo Horizonte do Oeste acerca de abastecimento irregular de combustível com requisições da Prefeitura, pagamentos sem prévio empenho, servidores fantasmas, desvios de função, pagamentos excessivos de diárias, dentre outras que estão sendo investigadas.
O Ministério Público reuniu a documentação necessária e, em breve, ajuizará as ações para responsabilização por ato de improbidade administrativa, bem como ações penais diante de crimes contra a Administração Pública.