Celebridade
O presidente do sindicato dos mototaxistas de Ouro Preto do Oeste, Milton Gomes de Oliveira, conhecido como “Lulinha” achou pouco ter espancado um casal de lésbicas que não quiseram pagar algumas cervejas para ele em um bar e resolveu comemorar em um balneário da cidade no dia seguinte. Ele disse que agora “está famoso” por ter virado notícia em todo o Estado. As vítimas, que ficaram muito machucadas, estão com medo, principalmente pela inércia dos que estavam no bar no momento da agressão e em momento algum interviram na sessão de espancamento, que durou cerca de 12 minutos. Não fosse por uma filmagem de celular colocada mais tarde na internet, o assunto teria encerrado ali mesmo.
Covardia
Uma das vítimas é cantora, se apresenta em bares na cidade de Ouro Preto. De acordo com depoimento de testemunhas, “Lulinha” teria pedido para uma delas pagar uma cervejas. Com a recusa teve início uma discussão que terminou em agressões estúpidas, cenas chocantes, assistida por diversas pessoas que estavam presentes. Em determinado momento Lulinha chega a bater a cabeça de uma das vítimas em uma mesa de sinuca. Atos de covardia que deixam qualquer pessoa enojada. Mais grave ainda foi a polícia não ter chegado, mesmo testemunhas tendo telefonado tão logo tiveram início as agressões que duraram cerca de 12 minutos.
Promotoria
A coluna tentou contato com a promotoria de Ouro Preto mas não conseguiu falar com o responsável. O titular está de férias e o substituto estava em audiência e não retornou o contato. Jornalistas da cidade estiveram na sede do MP em Ouro Preto e não conseguiram ser atendidos.
Esquentou
E o fim de semana em Ouro Preto foi quente. Dois encontros foram realizados simultâneamente na Câmara de Vereadores, um do PT e outro do PHS. Herbert Lins, que já foi integrante do staff de Roberto Sobrinho e preside o PHS resolveu bisbilhotar o encontro petista e levou uma bronca desmedida da chefe de gabinete da prefeitura, Mirian Saldaña que ainda não se convenceu que não é a Dilma. Proferindo palavrões, expulsou Lins do encontro, descontando no nanico a frustração de não ter sido escolhida candidata à prefeita e ainda amargar a ansiedade de ter que responder judicialmente por uma série de denúncias que pesam sobre a atual administração. Não se engane, uma hora essa bomba vai estourar.
Mas
O encontro petista também serviu para a companheirada lavar a roupa suja. Os vermelhinhos no interior cobraram de Roberto Sobrinho explicações sobre diversos assuntos, entre eles a famigerada empresa que rendeu um “puxão de orelhas administrativo” da companheirada e nada mais. Roberto também tentou se articular para ser o presidente do PT, conversou com um, prometeu coisas para outro, mas não colou, ficou fora até da executiva. Epifânia Barbosa, como já era esperado, renunciou a presidência, assumindo a presidência Sônia Cordeiro, de Jaru e Cláudio Carvalho foi eleito vice-presidente por sua “disponibilidade” já que não disputa eleições este ano.
Ainda em Ouro Preto
A Polícia Militar esteve na manhã desta segunda-feira no prédio onde funcionava o Hospital Santa Cruz, que era mantido pela Fundação Santa Cruz do ex-deputado Ronilton Capixaba (foto). No local, abandonado a anos, a polícia encontrou camas, armários e dezenas de outros objetos com tombamento da secretaria de Estado da Saúde. O prédio, situado na rua José Wesing, no setor Rodoviário da cidade vem sendo usado como acampamento para drogados e marginais.
O mais grave
Os policiais encontraram equipamentos que contém material radioativo, como aparelho de raio-X e equipamentos de odontologia. O ex-deputado foi notificado pelas autoridades. Um caso similar ocorreu em Goiânia em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias das instalações de um hospital abandonado foi encontrado, na zona central de Goiânia, no estado de Goiás. O instrumento, irresponsavelmente deixado no hospital, foi encontrado por catadores de um ferro velho do local, que entenderam tratar-se de sucata. Foi desmontado e repassado para terceiros, gerando um rastro de contaminação, o qual afetou seriamente a saúde de centenas de pessoas. O acidente com Césio-137 foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora das usinas nucleares.
Andou
Após a coluna chamar a atenção para o fato dos envolvidos na compra de grama da Semusb não terem sido notificados após três anos, como em um passe de mágica todos foram encontrados e apresentaram defesa. O processo se arrastava por que os oficiais de justiça alegavam “não conseguir localizar” os envolvidos para cita-los. No dia seguinte todos foram encontrados.
Emdur
Começam a surgir uma série de denúncias de irregularidades na Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho, a EMDUR, que durante sete anos esteve sob o comando do vereador Mário Sérgio. Entre os problemas está o não chamamento de concursados, aprovados ainda em 2008 que entraram na justiça para fazer garantir seus direitos. Além da convocação eles pedem o pagamento de salários referentes aos quatro anos em que estão fora da autarquia.
Terceirizadas
Além disso a EMDUR manteve um contrato de terceirização com empresa para iluminação pública de Porto Velho, o que, segundo denúncia, seria ilegal. O caso está no Tribunal de Contas, que já emitiu parecer desfavorável a Mário Sérgio e no Ministério Público, que tem a mesma opinião. O valor do contrato é bem acima do razoável e isso certamente vai causar sérios problemas ao vereador que sonha em ser prefeito.
Transparência
O Ministério Público de Rondônia realiza no próximo dia 12, quarta-feira, a partir das 9 horas, uma reunião com a imprensa e setores organizados da sociedade para falar sobre as mais diversas licitações do Estado, como limpeza hospitalar, vigilância, alimentação e outros, todos segmentados na saúde. A intenção do MP é dar o máximo de transparência a todos esses contratos. A iniciativa também pretende mostrar que é possível contratar com a Administração Pública sem a necessidade de "apadrinhamentos", "pagamentos de propinas" ou sem qualquer "exploração de prestígio político".
PSD
E Hermínio Coelho deve ser candidato a prefeito de Porto Velho, ao menos por enquanto. Em reunião ocorrida no sábado o PSD, legenda presidida em Porto Velho por Hermínio ficou acertada essa possibilidade. O clima esquentou por lá quando ele se referiu ao atual prefeito Roberto Sobrinho com adjetivos impublicáveis. O público presente aplaudia a cada referência. A entrada de Hermínio desestabiliza a corrida eleitoral, cujo cenário já se desenhava. Com a chegada dele a situação de Garçon vai ficando cada vez mais complicada.
Sós
A tendência nessas eleições é a de cada partido lançar candidatura própria. O PSDB deve fornecer o vice de Hermínio. Já que Garçon quer ser cabeça de chapa, a coisa vai complicando.
Ficou assim
Até agora temos como pré-candidatos Hermínio Coelho, Fátima Cleide, José Augusto, Lindomar Garçon, Miguel de Souza, Mário Sérgio, Mauro Nazif e Pastor Aluízio. Claro que mais nomes devem surgir e outros podem sair da lista.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3219-3474 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Chocolate escuro ajuda a evitar infartos
Um estudo feito na Austrália confirmou que comer 100 gramas diárias de chocolate escuro ajuda a prevenir infartos. Realizado pela Universidade Monash, de Melbourne, e publicado esta semana no British Medical Journal, este estudo insiste nos efeitos positivos "significativos" do chocolate com alta concentração de cacau. Concretamente, um consumo diário de 100 gramas de chocolate com 70% de cacau poderia evitar 70 ataques cardíacos mortais e 15 de menor intensidade em cada 10 mil pessoas com risco de sofrê-los. As conclusões deste teste médico se unem às de outros estudos que já mencionaram os efeitos positivos do chocolate escuro para a saúde. O chocolate é rico em flavonóides, poderosos antioxidantes naturais que limitam o estresse e diminuem o risco de doenças cardiovasculares, cânceres e outras doenças.