AFTOSA - Idaron inicia 32º campanha de vacinação

AFTOSA - Idaron inicia 32º campanha de vacinação

AFTOSA - Idaron inicia 32º campanha de vacinação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Começa no dia 15 de abril, com término em 15 de maio, a 32ª campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado. O lançamento será no sábado (14), em Presidente Médici, na Associação Atlética do Banco do Brasil. Serão vacinados bovinos e bubalinos com até dois anos de idade.
No ano passado nos meses de abril e maio os produtores de Rondônia vacinaram mais de quatro milhões de cabeças de bovinos e bubalinos com idade entre zero a vinte quatro meses, durante a 30º Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa.
Nessa etapa, mais de 80 mil (99.67%) produtores atenderam ao chamado da Agência Idaron declarando a vacinação de seu rebanho, bem como, prestando informações sobre seus animais e sobre sua propriedade, consolidando informações no que é hoje um dos maiores bancos de dados produtivos de Rondônia.
Com base nessas informações Rondônia possui hoje o sétimo maior rebanho bovino nacional, com mais de 12 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos.
Desde 2003, quando o estado foi declarado área livre de febre aftosa pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), a Idaron vem fazendo um trabalho de monitoramento e vigilância da circulação do vírus da doença em todas as áreas onde há criação de bovídeos.
Segundo o gerente de Defesa Sanitária Animal, Fabiano Alexandre dos Santos, as campanhas de febre aftosa realizadas no ano passado obtiveram o êxito esperado. “Mais uma vez o produtor de Rondônia demonstra estar entre os mais comprometidos do Brasil, quando o assunto é prevenção da febre aftosa”, explica Fabiano Alexandre.
Todos os proprietários, após vacinarem o seu gado, precisam declarar a vacinação nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav’s) da Agência Idaron, que estão instaladas em 82 pontos espalhados pelo estado de Rondônia.
Nesse momento, são atualizadas as informações cadastrais dos produtores, bem como, os rebanhos que estes possuem. Mesmo não tendo animais em idade de vacinação (até 24 meses), o produtor deverá comparecer até uma unidade da Agência Idaron para atualizar seu rebanho.
O presidente da Agência Idaron, Marcelo Henrique Borges, acredita que contará mais uma vez com os produtores rurais em atender ao chamado em mais uma campanha de vacinação. “Na campanha passada constatamos um rebanho de 12.074.362.
A Campanha foi realizada no dia 15 de outubro e terminou no dia 15 de novembro, foi considerada vitoriosa pela Agência Idaron, e esperamos que a 32º campanha obtenha o mesmo êxito”, explica o presidente da Idaron.
A 32º campanha de vacinação contra febre aftosa termina 15 de maio, a declaração será a até 22 de maio.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS