Remédios para diabetes e hipertensão são distribuídos de graça na Farmácia Popular

Remédios para diabetes e hipertensão são distribuídos de graça na Farmácia Popular

Remédios para diabetes e hipertensão são distribuídos de graça na Farmácia Popular

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Aumentou para 15 o número de remédios gratuitos distribuídos à população pela Farmácia Popular de Porto Velho com a inclusão do anti-hipertensivo Losartana Potássica 50mg, 15 compridos. A gratuidade dos medicamentos nas farmácias populares do Brasil faz parte do programa “Saúde não Tem Preço", lançado pelo Ministério da Saúde no ano passado. “Com o programa o usuário da rede pode receber gratuitamente os medicamentos para hipertensão e diabetes, mas para isso, ele tem que seguir algumas orientações para o recebimento do remédio”, explicou a farmacêutica Lígia Silveira, da Farmácia Popular de Porto Velho.
Ela adiantou que não há a necessidade de se fazer cadastro porque a gratuidade é regulamentada por uma portaria do Ministério da Saúde. Pelo documento, o usuário tem que apresentar em toda entrega mensal uma receita médica com validade de 120 dias a partir da data de emissão.
Também é exigida do paciente a apresentação do RG, CPF ou procuração, caso não seja o próprio usuário que esteja fazendo a solicitação. “Naqueles casos em que o paciente não tenha condições de se locomover, ele poderá solicitar ao médico um atestado e/ou laudo para justificar sua ausência”, informou.
Lígia Silveira explicou que esse procedimento é necessário porque o paciente é obrigado assinar a liberação do medicamento, e se outra pessoa assinar em seu lugar sem procuração, ela poderá ser enquadrada por "falsidade ideológica", de acordo com o Código Penal Brasileiro.
A validade da prescrição depende do medicamento, mas a concessão é para 30 dias de tratamento, ou seja, todo mês o paciente deverá comparecer à Farmácia Popular. A farmacêutica também ressaltou que a Farmácia Popular não libera medicamentos sem receita ou prescrição médica, pois a instituição tem assegurar todo tratamento farmacológico dos pacientes em todas as etapas da dispensação. “Portanto, não apoiamos a automedicação que por sinal é muito prejudicial à saúde e gera vários malefícios à saúde”, disse.
O programa também atende tanto as receitas/prescrições do Sistema Único de Saúde (SUS) ou da rede particular, uma vez que um dos objetivos é atender pessoas que necessitam de medicamentos com preços mais acessíveis ou gratuitos (hipertensão e diabetes).
Medicamentos gratuitos para o tratamento da hipertensão:
Atenolol 25mg comprimido;
Captopril 25mg comprimido;
Enalapril 10mg comprimido;
Enalapril 20mg comprimido;
Furosemida 40mg comprimido;
Hidroclorotiazida 25mg comprimido;
Losartana potássica 50mg comprimido;
Metildopa 250mg comprimido;
Metildopa 500mg comprimido;
Nifedipina 20mg 10 comprimido;
Propranolol 40mg comprimido;
Verapamil 80mg comprimido.
Lista dos Medicamentos gratuitos para o tratamento da diabetes:
Glibenclamida 50mg comprimido;
Metformina 500mg comprimido;
Metformina 850mg comprimido.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS