PERIGO - Maternidade municipal alerta sobre a emissão da certidão de nascimento

PERIGO - Maternidade municipal alerta sobre a emissão da certidão de nascimento

PERIGO - Maternidade municipal alerta sobre a emissão da certidão de nascimento

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A certidão de nascimento é o primeiro documento necessário para exercer os direitos civis, políticos, econômico e social. Quem não possui certidão de nascimento não poderá cadastrar-se em programas sociais, matricular-se em escolas, abrir conta em banco, obter crédito, votar, entre outras limitações. No caso das crianças, a falta de registro aumenta a vulnerabilidade ao trabalho infantil, à exploração sexual, ao aliciamento para atividades criminosas e ao tráfico de crianças. Segundo dados nacionais, ainda existe um grande número de crianças e até mesmo adultos que não tem o documento, fato que gera muitos problemas.

Na tentativa de minorar esta situação, o governo federal, iniciou uma campanha que visa facilitar o procedimento para as pessoas que moram na zona rural e mesmo as da zona urbana, mas que moram em locais de difícil acesso ou são de baixa renda.

Esta pessoa tem este direito assegurado através da lei 8.560/92, que desde a década de 90 obriga as maternidades a disponibilizar espaço físico para uso dos cartórios, por esta determinação a maternidade Municipal Mãe Esperança mantêm desde sua inauguração em junho de 2006, um espaço para esta finalidade. O Tribunal de Justiça é quem indica o cartório e o tempo de permanência.

Alerta

Para não haver problemas e transtornos no futuro, a diretora da Maternidade, Ida Perea, orienta aos pais que na hora de registrar seus filhos observem atentamente o documento. “Quando os pais pegam o registro no cartório eles devem se atentar às informações contidas no documento, como nome da criança, nome dos pais, e avós, local de nascimento, isso evitará futuros problemas de identificação,” alerta ela.

A diretora esclarece ainda que, como os cartórios fazem rodízio, a maternidade não é responsável por qualquer problema com as certidões ou com o programa que os gera e que neste caso, os pais devem procurar o Tribunal de Justiça.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS