SEGURANÇA – Período de recesso escolar aumenta o risco de acidentes com pipas

SEGURANÇA – Período de recesso escolar aumenta o risco de acidentes com pipas

SEGURANÇA – Período de recesso escolar aumenta o risco de acidentes com pipas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Estamos no período de recesso escolar, sinônimo de tempo de sobra e diversão. É claro que a criançada aproveita para se divertir com uma das brincadeiras preferidas dessa época soltar pipa. Mas é sempre bom salientar os perigos dessa brincadeira próximo à rede elétrica.
 
O tempo também ajuda, a mudança de temperatura influencia na formação e velocidade dos ventos. E quando o tempo está favorável, a meninada aproveita para soltar pipas. Se tiver vento eles logo saem com as pipas, e correm de um lado para o outro puxando a linha.
 
Os acidentes ocorrem na maioria das vezes quando o papagaio fica preso à fiação e as crianças tentam tirá-lo. Mas a brincadeira não resulta em nenhum acidente grave quando ocorre em lugares abertos e longe de energia elétrica.
 
 Milhares de ocorrências são geradas pelos desligamentos que ocorrem durante o período de férias, que é gerado pela pipa que fica presa na rede elétrica e acarreta a interrupção do fornecimento de energia.
 
Não podemos esquecer dos perigos causados pelo cerol, a mistura de cola e vidro, que os garotos passam na pipa para a tão animada disputa de quem corta o papagaio do outro. Embora seja divertido diversos mortes são causadas por essa linha perigosa. Assim como risco em dobro aos motoqueiros que passam nas ruas. A pessoa que empina pipa também corre sérios riscos, pois no momento em que está empinando só olha para o alto, com isso corre o risco de atropelamento, queda em buracos ou lajes.
 
Reuni algumas dicas para quem não quer perder a diversão de soltar uma pipa, mas quer se divertir com a precaução necessária:
 
Risco de choque
 
Deve-se deixar a brincadeira de lado nos dias de chuva, sempre ter cuidado com antenas, cabos elétricos e fios eletrônicos, principalmente se estiver relampiando. Prefira sempre lugares abertos.
 
Risco de corte com o cerol
 
Os motoqueiros são as principais vítimas do cerol. Em hipótese alguma utilize cerol na linha, pode lhe cortar assim como as pessoas que passam na rua. Também não use linhas metálicas ou de cobre, ou até mesmo o papel laminado.
 
Risco de cair
 
Tenha precaução na hora de escolher o lugar onde vai brincar. Não brinque em lugares com muitos buracos, água, penhascos, ou em lajes sem proteção.
 
Risco de atropelamento
 
Nunca empine a sua pipa em ruas, pois pela sua perda de atenção pode sofrer um atropelamento, ao correr atrás da pipa que “queidou”, ou simplesmente empinando a sua.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS