O governo do Estado de Rondônia iniciou nessa quinta-feira (17) e segue até o dia 19 de dezembro o recadastro dos cerca de 55 mil servidores públicos com a proposta de desenvolver políticas de valorização profissional e de modernização da gestão. Primeiramente, estão sendo recadastrados os servidores ativos, através do site: www.recadastramento.ro.gov.br, bastando apenas digitar a matrícula e o CPF nos campos solicitados. Já os aposentados e pensionistas serão recadastrados a partir de 2012, em data a ser confirmada, com o apoio do Ministério da Previdência Social.
Por ser um processo online, o governo do Estado alerta que o recadastramento, que tem por base o Decreto 16.297, de 3 de novembro de 2011, é obrigatório sob pena de bloqueio do salário.
Após acessar o formulário, o servidor deverá preenchê-lo, imprimi-lo e apresentá-lo ao chefe imediato com cópias dos documentos pessoais. O processo será finalizado com a biometria, sistema que visa garantir a segurança por meio digital.
O recadastro é importante para que o Estado conheça o perfil de seus servidores e onde atuam, para que dessa forma possa elaborar políticas com vistas à melhoria das condições de trabalho e dos serviços prestados ao público.