Veículos adesivados com cores foscas viram moda nas ruas de Porto Velho

Veículos adesivados com cores foscas viram moda nas ruas de Porto Velho

Veículos adesivados com cores foscas viram moda nas ruas de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A prática de alterar a cor original do carro com pintura tem caído em gradativo desuso. Além de ser mais barato e um processo mais rápido, a adesivagem disfarça defeitos na pintura e protege o carro contra pequenos riscos e até grandes arranhões.

As ruas de Porto Velho ganharam uma cor a mais nos últimos meses: o preto fosco. Pouco a pouco, os carros com esse novo estilo têm despertado a atenção de quem já tinha os olhos acostumados à tradicional cor brilhosa dos automóveis. Engana-se quem pensa que as cores foscas estão disponíveis em concessionárias, no ato da compra do zero km.

A moda é fruto de uma prática de customização, realizada em oficinas e empresas de comunicação visual e recebe o nome de adesivagem, plotagem ou envelopagem. A prática vem substituindo a pintura de carros em até 60%, estima um gerente de concessionária que prefere não ter o nome divulgado.

Por um lado, “isso é modismo”, opina outro gerente de concessionária. Mas pode já ter conquistado o público. “Deixamos de pintar porque passou a moda, né? Hoje adesivar carros é mais jogo”, comenta Juliana Borges, funcionária de uma oficina. “As cores mais procuradas são o preto fosco, mas há quem também procure o vermelho, o branco e o prata fosco, e essas já correspondem a 20% das vendas cada”. Afirma Fred Villar, gerente da empresa de comunicação visual Formato Comunicação e Impressão.

Vantagens e cuidados

Mais rápida e mais barata do que a pintura, a aplicação dos adesivos modifica a cor original do carro sem alterá-la, funcionando como uma capa protetora. “No carro sedan, por exemplo, a pintura custa em torno de R$2,5 mil. Mas para envelopar você gasta R$ 850”, explica Fred.

Além de dinheiro, quem opta pela adesivagem economiza tempo. Afirma o gerente . “O processo de envelopar um carro dura até 24 horas, mas pintar pode levar até uma semana”. Outra vantagem do adesivo é a proteção contra sol, chuva e pequenos arranhões.

A prática conta com a dificuldade, no entanto, de aplicação nas quinas e curvas do veículo. “Se a envelopagem for mal feita, a pressão do adesivo acaba fazendo com que ele se solte com o tempo”, explica o profissional em plotagem, Joel Pimenta. A garantia do adesivo varia de um até cinco anos, a critério da empresa que aplica, da durabilidade e da qualidade do adesivo.

O cuidado a ser tomado é em relação ao produto com o qual se envelopa. “Recomendamos usar um adesivo de qualidade, que não deforme a pintura do carro”, indica Fred Villar. Além disso, é preciso estar atento porque “hoje existem muitos adesivos ‘chineses’. Ele pode até ter qualidade, mas não vai ter alta durabilidade”, completa.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS