Veículos adesivados com cores foscas viram moda nas ruas de Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A prática de alterar a cor original do carro com pintura tem caído em gradativo desuso. Além de ser mais barato e um processo mais rápido, a adesivagem disfarça defeitos na pintura e protege o carro contra pequenos riscos e até grandes arranhões.
Mais rápida e mais barata do que a pintura, a aplicação dos adesivos modifica a cor original do carro sem alterá-la, funcionando como uma capa protetora. “No carro sedan, por exemplo, a pintura custa em torno de R$2,5 mil. Mas para envelopar você gasta R$ 850”, explica Fred.
Além de dinheiro, quem opta pela adesivagem economiza tempo. Afirma o gerente . “O processo de envelopar um carro dura até 24 horas, mas pintar pode levar até uma semana”. Outra vantagem do adesivo é a proteção contra sol, chuva e pequenos arranhões.
A prática conta com a dificuldade, no entanto, de aplicação nas quinas e curvas do veículo. “Se a envelopagem for mal feita, a pressão do adesivo acaba fazendo com que ele se solte com o tempo”, explica o profissional em plotagem, Joel Pimenta. A garantia do adesivo varia de um até cinco anos, a critério da empresa que aplica, da durabilidade e da qualidade do adesivo.
O cuidado a ser tomado é em relação ao produto com o qual se envelopa. “Recomendamos usar um adesivo de qualidade, que não deforme a pintura do carro”, indica Fred Villar. Além disso, é preciso estar atento porque “hoje existem muitos adesivos ‘chineses’. Ele pode até ter qualidade, mas não vai ter alta durabilidade”, completa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!