Com a mediação da Fecomércio e TRT empregador e empregado do setor supermercadista adquirem benefícios

Com a mediação da Fecomércio e TRT empregador e empregado do setor supermercadista adquirem benefícios

Com a mediação da Fecomércio e TRT empregador e empregado do setor supermercadista adquirem benefícios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Depois de quatro anos de impasse foi celebrada a Convenção Coletiva de Trabalho entre o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de Rondônia (Sinalimentos) e o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços (Sitracom).
O acordo foi assinado em audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho 14ª Região (TRT) dirigida pela desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima e contou com a participação da Fecomércio na mediação do impasse. A audiência uniu garantias para o capital e trabalho e colocou fim na disputa de inúmeros processos judiciais. A Convenção Coletiva entra em vigor no dia 1º de novembro de 2011 com permanência até 31 de dezembro de 2012.

 

Entre os benefícios está o ajuste do piso salarial dos trabalhadores do setor supermercadista que, a partir do próximo salário, passa a ser de R$605, além do reajuste de R$60 no próximo ano. Ademais, a partir de novembro, torna-se facultativo aos empresários do setor o funcionamento e abertura de seus supermercados aos domingos, obedecendo a Lei 11.603/2007, que certifica ao empregado um descanso a cada dois domingos trabalhados.

O trabalho no feriado está autorizado exceto no Dia do Trabalhador (1 de maio), Natal (25 de dezembro) e Confraternização Universal (1 de janeiro). O acordo garante, ainda, o direito de folga compensatória para os trabalhadores que laborarem aos domingos e feriados.

 

De acordo com o presidente do Sinalimentos, o empresário João Gonçalves, um dos maiores empregadores do ramo supermercadista do Estado, a conciliação já deveria ter ocorrido há muito tempo, sem que fosse necessário uma audiência no TRT. “Somente com o a intervenção da justiça conseguimos chegar a um consenso. O Sinalimentos lutou para garantir benefícios ao empregador, trabalhador e para toda a sociedade”, pontuou João Gonçalves.

Para o presidente da Fecomércio, Raniery Coelho, o Sitracom vinha criando, ao longo desses quatro anos, algumas dificuldades na negociação, e isso impedia, inclusive, que os trabalhadores recebessem o tão esperado reajuste no piso salarial. “Os empresários não querem prejudicar seus funcionários, pelo contrário, os trabalhadores são os colaboradores da empresa e são os principais responsáveis pela qualidade do serviço prestado à sociedade. Essa união vai garantir benefícios tanto para o empresário quanto para o empregado”, ratificou Raniery.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS