Em face dos últimos acontecimentos ocorridos na greve de docentes e discentes na Universidade Federal de Rondônia – Unir, que dura mais de 30 dias, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Valter Araújo (PTB), encaminhou pedido de providências ao ministro da educação, Fernando Haddad. O documento foi aprovado por unanimidade na sessão plenária desta terça-feira (25).
Na íntegra, o documento encaminhado:
Ofício P/13-09-2011 Porto Velho, 25 de Outubro de 2011
À sua Excelência, o Senhor
Ministro FERNANDO HADDAD
Ministério da Educação
Brasília-DF
Assunto: Pedido de providências – greve da Unir
Senhor Ministro,
Com os nossos atenciosos cumprimentos, vimos através do presente solicitar a Vossa Excelência providências urgentes, com a finalidade de por fim à greve da Universidade Federal de Rondônia – Unir, que dura mais de 30 dias e com graves acontecimentos.
Sem adentrar no mérito dos motivos que levaram os discentes e docentes, ao movimento, entendemos que a longevidade dessa greve prejudica toda a comunidade acadêmica e medidas urgentes devem ser tomadas para a volta da normalidade na Unir, única universidade pública de Rondônia.
Dentre as possíveis medidas para o fim da referida greve, sugerimos o afastamento do Reitor da Unir, a nomeação de uma comissão gestora provisória e a abertura de diálogo com acadêmicos e professores para negociação de pauta de reivindicações.
Os graves acontecimentos citados no início ocorreram em face da participação da Polícia Federal, impedindo o acesso dos grevistas nas dependências da Unir, desnecessária, diga-se de passagem, pois as manifestações ocorriam de forma pacífica, a prisão de docente e agressão a deputado federal por Rondônia, que buscava conciliar as partes. Alertamos que exageros cometidos pela Polícia Federal geram descontentamentos e podem levar a acontecimentos drásticos, que não são desejados pela nossa sociedade.
No aguardo de que o pedido de providências seja prontamente acolhido, externamos a Vossa Excelência os nossos votos de consideração e profícuo administração à frente desse Ministério.
Atenciosamente,
Valter Araújo
Presidente ALE-RO