|
Até mesmo uma praia surgiu no meio do rio, em frente a Porto velho, onde antes era canal de navegação. |
Ribeirinhos e donos de embarcações estão preocupados com o nível do Rio Madeira e com um processo de assoreamento que começa a ficar cada vez mais evidente. Até mesmo uma praia surgiu no meio do rio, em frente a Porto velho, onde antes era canal de navegação.
Neste período normalmente o Madeira seca bastante e chega a ficar em média com 2.5 metros de água. Mas o que tem chamado atenção é que o leito do rio está mais alto, como se fosse assoreado. Neste caso, embora o espelho da agua esteja na marca de 2.5 metros, a profundidade é bem inferior, pois o leito se elevou.
Outro fato notado pelos ribeirinhos é que está havendo uma profunda alteração na parte navegável entre Porto Velho e a praia do Belmont. É normal o rio ter alterações, posto que o Madeira está em formação, mas na parte entre Porto Velho e Belmont as praias sempre surgiram no mesmo local, em frente a cidade, na margem esquerda, disse um proprietário de embarcação atracado no Cai Nagua, para quem a responsabilidade deste fato pode estar no assoreamento do rio. “A questão agora é descobrir porque está havendo mais terra no leito do Madeira do que o normal”.