Irregular
E surgem mais informações sobre o caso do médico Jovânio Silva dos Santos, que é agente de controle externo do Tribunal de Contas do Estado tem contratos de 40 horas no município e 40 horas no Estado. E é nesse último que aparece mais um grande problema, ele é contratado como ortopedista e traumatologista, mas não tem especialização nessa área. Conforme informamos na coluna anterior, ele se inscreveu em 2010 para o processo seletivo de residência médica, mas não foi aprovado. A informação foi repassada por membros da comissão que selecionou os candidatos na época.
Mas
Conforme o documento abaixo pode-se perceber que Jovânio Silva dos Santos foi contratado pelo Estado de Rondônia como médico ortopedista e traumatologista e está atendendo no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II. Informações extra-oficiais dão conta que ele está respondendo processo no Conselho Regional de Medicina de Rondônia. Interessante observar também que mesmo tendo esses contratos e sendo servidor do Tribunal de Contas, onde de acordo com informações de outros servidores ele não aparece para trabalhar (e nem teria como, já que o curso de medicina é integral), ele impetrou, juntamente com outros 35 servidores, um mandado de segurança contra o Tribunal requerendo “revisão geral de remuneração”, ou seja, não vai trabalhar e ainda quer aumento.
Mãe
O Tribunal de Contas precisa urgentemente apurar de quem é a responsabilidade pela mágica conseguida por esse servidor, que conseguiu se formar em medicina em tempo integral e ainda consegue cumprir expediente em dois hospitais e no próprio Tribunal. Claro que a Corte de Contas não é conhecida por sua eficácia no que diz respeito a controle de seu pessoal. Basta lembrar que a esposa do presidente do Tribunal conseguiu passar um ano em Porto Alegre, com dispensa remunerada, fazendo um curso de especialização que só interessa a ela. O Tribunal realmente é uma mãe com seus servidores.
Um adendo
Janilene Vasconcelos, esposa de José Gomes, foi passar um ano em Porto Alegre às custas do erário rondoniense e em seu currículo lates não consta nenhuma produção entre os anos de 2008 a 2011, ou seja, o argumento utilizado para a dispensa, de que a mesma iria participar de um plano de trabalho na escola de pós-graduação em Administração está furado.
Luz vermelha
E falando em Tribunal de Contas e Janilene Vasconcelos de Melo vem correndo nos bastidores a informação que os conselheiros Valdivino Crispim e Francisco Carvalho da Silva estariam orquestrando uma articulação para emplacar Jaqueline como conselheira, na vaga que será aberta com a aposentadoria de seu marido. Compulsoriamente ele sairia em 2014, quando completa 70 anos, idade limite Essa notícia cai como uma bomba na Assembleia Legislativa e vamos explicar o porquê.
Da agricultura
Dentro da Assembleia já está tudo certo e combinado para que o próximo conselheiro seja o deputado estadual Luiz Claudio da Agricultura. Ele próprio não esconde de ninguém esse desejo e ele conta com o apoio de praticamente todos os deputados. A articulação dos conselheiros Francisco Carvalho e Valdivino Crispim pode jogar uma pá de cal nas intenções de Luiz Cláudio. O governador Confúcio Moura já está propenso a aceitar o nome de Janilene, que tem 63 anos de idade, ou seja, ainda tem dois anos para atingir a idade máxima para ser nomeada, que é de 65 anos.
Partido
O PMDB já sabe dessa indicação e também se movimenta para garantir que Janilene seja nomeada conselheira. Com esse apoio, e mais a movimentação nos bastidores pela dupla Carvalho/Crispim, a cadeira mais cobiçada do serviço público vai ficando cada vez mais distante do deputado Luiz Cláudio.
Em Jaru
Quem andou no município no fim de semana passado e esteve no encontro do PSD, ficou decepcionado. A arrogância do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab era evidente e ele demonstrou extrema antipatia. Eram esperadas pelo menos mil pessoas, mas o público presente não passou de 300. Dezenas de cadeiras vazias deixaram o ambiente com cara de arquibancada de time de terceira divisão. O vereador Jaime Gazola, que deve assumir a presidência do partido em Porto Velho, sequer foi convidado para compor a mesa e deixou o local, com toda a razão, extremamente aborrecido.
Porém
A legenda nasce forte e deve esvaziar o PV, pelo menos em Porto Velho. Também deve atrair alguns nomes de peso de outros partidos, que atualmente observam a movimentação de Moreira Mendes para definir se trocam ou não de legenda. De qualquer forma, Moreira Mendes vem investindo pesado na estruturação do PSD em Rondônia.
Nanico
E o PTC quer deixar de ser nanico e entrar pelo menos na categoria dos médios. Na última terça-feira o partido reuniu sua diretoria em um restaurante em Porto Velho para apresentar novos filiados e discutir os projetos para 2012. Eles querem emplacar pelo menos 3 vereadores na Câmara Municipal da capital.
Por fora
Corre o também nanico PHS, presidido por Herbert Lins. A legenda também anda filiando novos integrantes para disputar as municipais em 2012.
Exonerado
O delegado Marcos Barp de Almeida, acusado de perseguir e ameaçar um radialista em Guajará Mirim e arrumar confusão com a PM, foi exonerado pelo governador Confúcio Moura do cargo de delegado regional de Nova Mamoré. Ele ainda está em estado probatório, pois ingressou no serviço público de Rondônia há menos de 2 anos. Ele era policial no Rio de Janeiro e em certa ocasião foi seqüestrado por traficantes e resgatado por policiais militares.
Mulheres e as bebidas
Mulheres que tomam bebidas alcoólicas de maneira moderada todas as noites tendem a envelhecer com mais saúde, segundo uma pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard. O estudo, publicado na revista científica "PLoS Medicine", concluiu que aquelas que bebiam com moderação --meio litro de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de destilado por dia-- tinham chances bem maiores de chegar com saúde aos 70 anos do que as que bebiam demais ou mesmo as abstêmias. A análise dos hábitos de 14 mil mulheres também concluiu que é melhor beber menores quantidades ao longo da semana do que concentrar o consumo de álcool nos fins de semana. Em comparação com abstêmias, mulheres na faixa dos 50 anos que bebiam cerca de duas bebidas por dia tinham 28% mais chance de atingir o que os cientistas americanos chamaram de "envelhecimento saudável", que significa um bom nível geral de saúde, livre de problemas como câncer, diabetes e doenças cardíacas a partir dos 70 anos. Os especialistas não sabem, no entanto, se é o álcool que gera o benefício ou se outras coisas que acontecem simultaneamente nas vidas dessas mulheres que as tornam mais saudáveis. Os pesquisadores dizem que tentaram controlar fatores como fumo, que poderiam afetar os resultados.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.com – painelpolitico@hotmail.com –
www.painelpolitico.com - @painelpolitico – telefone9248-8911.