Número de acidentes de trânsito cai em mais de 50% em Porto Velho

Número de acidentes de trânsito cai em mais de 50% em Porto Velho

Número de acidentes de trânsito cai em mais de 50% em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Caiu em 55,52% o número de acidentes de trânsito na capital desde o lançamento da campanha “Trânsito Vivo: A Vida Pede Atenção”, realizada pela Prefeitura de Porto Velho em conjunto com o Governo do Estado. Em junho, antes da campanha, foram registrados 380 acidentes; em julho, esse número caiu para 256; e em agosto, até a data de hoje (23), 169 acidentes de trânsito haviam sido registrados. Os dados foram divulgados nesta terça -feira, 23, pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran).
Só nas blitzes realizadas no último final de semana (19 a 21), 30 motoristas foram flagrados sem o Certificado de Registro do Veículo, seis foram presos por estarem dirigindo embriagados, um foi preso por desacato, 02 se recusaram fazer o teste do bafômetro, 19 veículos foram recolhidos e foram feitas 1.420 abordagens.
Mas , de acordo com o levantamento, as irregularidades mais freqüentes constatadas pelos agentes de trânsito são: o não uso do cinto de segurança, dirigir e falar ao celular ao mesmo tempo e mudar de faixa ultrapassando outros veículos. As blitzes serão realizadas por tempo indeterminado nos pontos de maior incidência de acidentes.
Para o agente Ariosto Amaral, do Departamento de Fiscalização e Operações de Trânsito da Semtran, os números provam que a campanha idealizada pelo prefeito Roberto Sobrinho e pelo governador Confúcio Moura está dando o resultado esperado. “Essa campanha ousada foi criada para reduzir o número de acidentes de trânsito nas ruas de Porto Velho. E os primeiros levantamentos demonstram que caíram consideravelmente os registros de acidentes. E pelo que se percebe, a tendência é essa redução ser mais acentuada ainda, porque esta é uma campanha que a população também está engajada”, disse.
A campanha “Trânsito Vivo: A Vida Pede Atenção”, prevê ações de curto, médio e longo prazo, que serão realizadas conjuntamente pela prefeitura, governo do Estado, Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) e Departamento de Trânsito do Estado de Rondônia (Detran). Entre as ações imediatas constam, a veiculação de várias peças publicitárias com focos no uso obrigatório do cinto de segurança e da cadeirinha infantil, respeito à faixa de pedestres, combate à embriaguez no volante, respeito à sinalização de trânsito, conscientização dos motociclistas.
Às medidas de médio prazo constam: conscientização das crianças com produção de cartilhas educativas, produção de audiovisual com foco no educativo; plano de ação da campanha junto às escolas, ampliação dos conteúdos sobre educação no trânsito na disciplina de Educação e Cidadania nas escolas; implantação de bolhas com veículos acidentados e cenários em pontos críticos da cidade; implantação de estacionamento rotativo na região central de Porto velho.
A longo prazo estão: o aperfeiçoamento dos conteúdos da grade curricular das autoescolas, construção de um Centro de Formação de Condutores; recapeamento da Duque de Caxias (da Jorge Teixeira até a Farquar); ligação da Rio Madeira a Jorge Teixeira (próximo ao bairro Alphaville); ligação da rua Paulo Francis (da Jatuarana ao bairro São João Batista); alargamento da avenida Rio Madeira, intervenção nos trechos rotatórios da Jatuarana com a BR 364 e Trevo do Roque.
Também fazem parte do pacote o recapeamento e asfaltamento de vias que irão receber sinalização (avenida Raimundo Cantuária, viadutos, etc); recuperação e implantação de faixas de pedestres em frente a todas as escolas da Capital, implantação de placas de origem/destino; implantação de placas toponímicas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS