Prefeitura inicia Audiências públicas do Orçamento Participativo a partir do dia 04 de julho

Prefeitura inicia Audiências públicas do Orçamento Participativo a partir do dia 04 de julho

Prefeitura inicia Audiências públicas do Orçamento Participativo a partir do dia 04 de julho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Inicia na segunda feira, 04 de julho, a série de audiências públicas que a Prefeitura de Porto Velho realizará para discutir junto com a sociedade o orçamento municipal para o exercício de 2012. Serão cinco audiências temáticas que terão sequência nos dias 05, 07, 08 e 09. Os encontros ocorrerão no Teatro Banzeiros, a partir das 9h.

 Esta é a última etapa do Orçamento Participativo iniciada com a realização das oficinas de sensibilização, com a comunidade, reuniões em que são passadas orientações sobre o orçamento participativo e também sobre o papel da população no processo.

 Já foram realizadas 47 oficinas que mobilizaram em média entre 25 a 30 pessoas. “Essas são realizadas em todo o município, na área urbana e rural. Já realizamos inclusive, oficinas em todos os distritos da BR e da Ponta do Abunã. Essa é uma discussão ampliada em que se busca atingir o maior número de pessoas. Por isso, priorizamos o debate com a sociedade civil organizada”, explicou o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Sérgio Pacífico.

 Calendário

 As audiências foram divididas por tema para o melhor aproveitamento das propostas. No primeiro dia, 04 de julho, será a discussão sobre a área da saúde e será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). No dia 05, será a vez da educação, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

 No dia 07, a discussão será sobre a área social e envolverá as secretarias municipais de Assistência Social (Semas), Esporte e Lazer (Semes), Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdestur) e as coordenadorias de Políticas Públicas para as Mulheres e Políticas Públicas para a Juventude.

 Infraestrutura será o tema debatido no dia 08 com as secretarias municipais do Planejamento e Gestão (Sempla), de Projetos e Obras Especiais (Sempre), de Obras (Semob), Extraordinária de Programas Especiais (Semepe), Serviços Básicos (Semusb), de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), de Transporte e Trânsito (Semtran) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur). “Por envolver temas de primordial importância, aguardamos uma grande participação popular, e daí sairá as prioridades de investimentos da prefeitura para o ano de 2012. Agora, vale ressaltar, que nem tudo que é alencado é executado, porque os investimentos desta implementação depende da capacidade de investimento do município”, disse o secretário.

 No entanto, Sérgio Pacífico adiantou que o prefeito Roberto Sobrinho não tem se furtado em buscar recursos em Brasília, por meio de emendas parlamentar e também no Orçamento da União, para contemplar o maior volume possível das reivindicações populares apresentadas durante a discussão do orçamento do município.

 Inovação

 O Orçamento Participativo (OP), que em Porto Velho passou a ser um importante instrumento de controle social, foi instituído na gestão do prefeito Roberto Sobrinho, em 2005, ainda no seu primeiro mandato, e hoje é a complementação da democracia representativa (eleição), por permitir que o cidadão portovelhense debata e defina o destino de sua cidade.

 Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da prefeitura. Além disso, ele estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a co-responsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da cidade.

 No Orçamento Participativo retira-se poder de uma elite burocrática repassando-o diretamente para a população. Com isso a sociedade civil passa a ocupar espaços que antes lhe eram "furtados". Devido a importância do debate, o secretário pediu que a população faça valer seu ideal de uma cidade melhor, participando ativamente das audiências públicas do processo de elaboração das propostas que irão tornar Porto Velho com o perfil de seus cidadãos. “Esse é o instrumento e o momento certo pra fazer esse pleito”, reforçou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS