Na esfera judicial são as infrações que poderiam adequar-se a essa prática. O Art. 173 do CTB fala em disputar corrida por espírito de emulação, punida com multa de 540Ufir, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma pequena mostra do vem se transformando as madrugadas de Porto Velho nos últimos tempos estão representadas em uma série de vídeos publicados no site Youtube, onde jovens da capital de Rondônia, colocam sem nenhum pudor, vídeos de “rachas” dentro da área urbana da cidade. (Clique aqui e confira) e (Veja o perfíl de quem postou o vídeo)
Em um dos vídeos pode-se perceber que os “corredores”, aceleram em plena avenida Abunã, região Central de Porto Velho, avenida cheia de cruzamentos. O risco de provocar um grave acidente é iminente, pois em alta velocidade, um motorista não consegue desviar ou brecar rapidamente se for necessário, resultado, eles colocam em perigo a vida deles e de terceiros.
Todos os anos as estatísticas mostram números impressionantes de jovens que morrem em acidentes automobilísticos, muitas dessas mortes podiam ter sido evitadas caso houvesse uma fiscalização eficiente de trânsito impedindo que esses “corredores” de rua atuem.
Na esfera judicial são as infrações que poderiam adequar-se a essa prática. O Art. 173 do CTB fala em disputar corrida por espírito de emulação, punida com multa de 540Ufir, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo.
O Art. 174 fala em promover eventos, competição, exibição de manobras, ou participar, sem permissão da autoridade de trânsito, punida com multa de 900Ufir, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo.
No Art.175 está disciplinado a proibição do uso do veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento de pneus, ação punida com multa de l80 Ufir, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo.
Resta às autoridades identificarem esses “infratores” e tomar as providências legais. Dentro da esfera municipal existe uma fiscalização de trânsito, porém a SEMTRAM (Secretaria Municipal de Trânsito), através de seus fiscais parece se preocupar apenas com os trabalhadores que dirigem no caótico trânsito da capital durante o dia e acabam esquecendo dos infratores da madrugada.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!