Sema aperta o cerco ao som alto e barulho exagerado

Sema aperta o cerco ao som alto e barulho exagerado

Sema aperta o cerco ao som alto e barulho exagerado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) vai intensificar a fiscalização sobre a produção de poluição sonora na área urbana de Porto Velho. A ideia do secretário José Gadelha é combater o barulho acima do permitido principalmente em casas noturnas como boates, bares e postos de gasolina que sediam festas nos finais de semana. As equipes de fiscais da Sema, compostas por 18 pessoas, vão passar a trabalhar em regime de plantões em todos os sábados, domingos e feriados. Durante a semana, o trabalho ocorre até as 21h.

Segundo Gadelha, as ações da fiscalização ocorrem em duas frentes de trabalho distintas. Numa delas, são atendidas as solicitações feitas através do disque-denúncia, pelo fone 0800-647 1320. Outra equipe mantém uma ronda periódica que acompanha de perto as atividades em locais onde as irregularidades costumam acontecer.
A multa para quem excede o barulho permitido por lei, de até 30 decibéis, é de no mínimo 10 UPFs, cerca de R$ 460,00. No entanto, sua aplicação é o último recurso, e ocorre apenas em casos de reincidência. “Temos uma equipe da educação ambiental que presta informações aos comerciantes para que providenciem o isolamento acústico nesses locais”, explicou o secretário. Após isso, se a irregularidade voltar a ocorrer, os proprietários são notificados e, em caso de reincidência, multados. Mesmo assim, a quantidade de multas aplicadas todo mês é muito grande, lembrou Gadelha.
As vistorias feitas durante as rondas pela cidade ocorrem em parceria com o juizado de menores, Polícia Ambiental, Detran e Semtran. A medição do volume exagerado, tanto no interior de bares e boates como em veículos que costumam exibir som alto em via pública, como nos postos de gasolina, é feita por um aparelho chamado decibelímetro, que detecta de imediato a irregularidade.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS